sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

História da Semana #124 - Diário de um Odiado - Parte 02


Na última semana conhecemos Caleb e lemos seu relato sobre como sua vida estava difícil, sentindo-se um odiado e sem ter para onde ir, ele por acaso (ou por intervenção divina) achou abrigo na casa de um velho homem nos arredores da cidade de Jericó. Ali ele conheceu a história que segundo o seu novo amigo iria mudar sua vida e ajuda-lo a não se sentir tão odiado. Mas o relato foi interrompido pelo pedido de ajuda de um homem. Justamente o homem que havia derrubado a popularidade de Caleb e feito dele um odiado...
- Acalme-se Caleb. - disse meu amigo - não vou deixar você machucar esse homem.
- Eu... sinto muito - disse balançando a cabeça e recolocando meus pensamentos no lugar.
- Tudo bem, agora sente-se e deixe-me terminar a história de Zaqueu, onde eu havia parado?
- Zaqueu havia subido numa árvore para ver o tal Jesus passar. - respondi.
- Ah sim, Zaqueu queria ver quem era o tão falado Jesus, seria possível que ele pudesse dar uma solução aos seus problemas de popularidade? Mas quando Jesus foi se aproximando seguido pela multidão Zaqueu começou a sentir um misto de sentimentos, sua vergonha, impopularidade e o seu tamanho o haviam feito se esconder, subir numa árvore para simplesmente ver Jesus passar, como aquilo poderia ser o suficiente para ajuda-lo, mas também sentiu que a expressão daquele a quem chamavam de mestre trazia paz. Mas foi quando Jesus passou por debaixo daquela árvore que tudo mudou para Zaqueu, naquele momento Jesus desapressou o passo até parar e junto com ele a multidão parou, Zaqueu ficou perplexo quase desmaiou, então Jesus olhou pra cima, e as pessoas começaram a olhar também, Zaqueu sentiu o nervosismo tomar conta de si. "Zaqueu?" perguntou Jesus, "Sim, mestre" respondeu o envergonhado publicano, "Desça daí, depressa, porque hoje vou jantar em sua casa" as palavras de Jesus foram um choque para Zaqueu, como poderia aquele homem santo desejar ir jantar em sua casa, sendo que ele era a pessoa menos popular na cidade, e além do mais era um corrupto. Mas Zaqueu desceu da árvore como Jesus havia pedido, saiu em disparada até sua casa para dar a notícia a sua família que ficou tão surpresa quanto ele. Rapidamente Zaqueu fez de tudo para deixar sua vida e sua casa em ordem, depois de arrumar sua casa sentou na mesa de seu escritório e foi fazendo cálculos, queria se redimir com todos a que havia roubado no passado. Quando a noite chegou Zaqueu recebeu Jesus em sua casa, junto de Jesus estavam seus doze discípulos, todos sentaram-se para apreciar um bom jantar e Zaqueu ouviu maravilhas de Jesus, ficou surpreso também ao saber que um dos discípulos a quem Jesus havia escolhido havia sido cobrador de impostos assim como ele era. Zaqueu contou a Jesus das decisões que havia tomado, iria doar metade de seus bens aos pobres e restituiria em quatro vezes o que havia roubado das pessoas. Seria uma nova criatura. As palavras de Jesus a seguir foram o que faltava para revolucionar totalmente a vida de Zaqueu "Hoje veio a salvação a essa casa, pois também este é filho de Abraão, pois vim pra buscar e salvar o que estava perdido.". Zaqueu não era mais o odiado, ele se sentiu amado, sentiu que sempre havia alguém que lutaria para salvá-lo.
- Então significa... que esse Jesus também me ama? - perguntei ao homem.
- Exatamente. - ele me respondeu - E espero que assim como aconteceu com Zaqueu, isso mude sua vida.
- Mas o que eu poderia fazer para... - esbocei uma pergunta, mas vi que a resposta estava debaixo do meu nariz.
- Pode começar ajudando esse homem, mesmo depois de tudo que ele lhe fez, afinal é o que Jesus faria. - respondeu ele apontando para Benjamin o homem que me odiava.
- Bem, acho que você está certo.
- Ótimo agora vá ao quarto ao lado, acho que tenho uns chás ali que podem ajudar esse pobre homem que mal consegue se mexer.
Eu estava chocado, chocado como Zaqueu, afinal depois de me sentir o homem mais odiado do mundo eu descobri que sempre haverá alguém que me ama: Jesus. Fui até o quartinho pegar o que meu velho amigo havia pedido, mas lá encontrei talvez a grande surpresa desta minha jornada, sobre uma mesa estavam jogados uns papeis, vi alguns documentos e me surpreendi ao ver um nome comum em todos eles: Zaqueu. Tudo estava se encaixando. Ao lado vi uns papéis velhos, um deles parecia ser um relato, um diário como esse estou escrevendo, trazia a inscrição "O diário de um odiado" e começava assim "Eu não sei quem está lendo, mas meu nome é Zaqueu, a alguns dias eu era um odiado, mas hoje me sinto amado, o relato a seguir é uma história sobre o maior dos homens e meu encontro com eles, na verdade ele não era um homem, era o próprio Filho de Deus, seu nome era Jesus..."
Voltei para o quarto com o chá, mas também com entusiasmo.
- Aqui está o chá, Zaqueu. - falei sorrindo.
- O quê? Como sabe meu nome?
- Eu li seu diário. - falei com um sorrisinho no canto da boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário