terça-feira, 8 de abril de 2014

Os Herodianos 02 - Herodes, o grande

Hoje estamos com o segundo episódio da série Os Herodianos do Portais Bíblicos. Esta série trata do resumo e discussão da biografia dos Herodes dos tempos Bíblicos. O episódio de Hoje focará da vida do patriarca desta linhagem de reis judeus, Herodes, o Grande. Se você não conseguiu ler o episódio de introdução da série, Clique aqui. Leia agora sobre a vida de Herodes, o grande.





Maquete do templo de Herodes
Famoso por ter construído o exuberante templo de Herodes, este rei não começou lá muito popular entre os judeus, nascido em 73 a.C. filho de estrangeiros nobres, o jovem Herodes foi obrigado, assim como todos os estrangeiros a se converter ao judaísmo, ordens da então dinastia que governava a Judeia. Os hasmoneus descendentes de Judas Macabeu mandavam na Judeia e em alguns territórios de perto que foram conquistados, entre eles a Hiduméia, onde Herodes e seu pai nasceram. Não se sabe muito do que aconteceu durante o crescimento do futuro rei, os historiadores e a Bíblia não falam muito desta parte, o que se cogita é que Herodes cresceu aprendendo bem a lei judaica e se tornou influente frente ao império romano, vindo a se tornar rei mais tarde. Veio a ser nomeado governante dos judeus e Israel, mas não tinha popularidade entre os súditos pois seu pai era hidumeu e sua mãe árabe. Os saduceus, vemos eles muito na Bíblia, foram o principal grupo opositor de Herodes. Ele veio a destronar e vencer em batalhas diversos reis hasmoneus. Foi dado por muitos como louco. Apesar da oposição dos saduceus, os fariseus foram partidários a Herodes. Por não ter legitimidade judia e popularidade construiu diversos monumentos no país como o magnífico templo de Herodes.  Matou diversos rabinos e sacerdotes, além de líderes que se opuseram a ele. Para obter a legitimidade ele veio a se casar com a filha de um importante sacerdote, mais
jogada política do que amor. Quando aproximou-se o final de sua vida Herodes ficou cada vez mais louco, mandou matar diversos bebês (falaremos disso depois). Morreu com uma doença terrível, dizem que nos seus últimos dias de vida vermes eram visíveis em torno de seu corpo e ele não aguentava de dor, os estudiosos e médicos concluem que ele sofria de paranoia durante toda a vida. Ao morrer deixou em carta que gostaria de dividir o reino entre seus três filhos, falaremos sobre eles nos próximos capítulos.

Após este resumido texto sobre a vida de Herodes vamos a sua participação bíblica.
Foi Herodes que reinou no tempo do nascimento de Jesus. Temia a todo momento uma revolução, por conta de sua nacionalidade, quando ouviu sobre o nascimento do rei dos judeus, a loucura tomou conta dele e ele mandou matar todos os bebês que vieram a nascer. José, Maria e o bebê Jesus fugiram para o Egito e lá ficaram até a morte de Herodes pouco tempo depois. Quando cometeu este ato de loucura genocida o rei Herodes, o Grande já devia estar sofrendo da doença que o matou pouco tempo depois e a loucura deveria
estar em estágio avançado.
Apesar de todos os grandes monumentos e conquistas Herodes não conseguiu se formar como um rei popular entre o povo, era louco e selou sua história como um grande vilão. Tinha um potencial para se tornar um grande rei, conhecia a lei, era bom de língua e apesar de não ser judeu garantiu respeito durante o reinado. Tudo que podia dar certo deu errado para Herodes, tudo pelas suas escolhas ruins. Herodes morreu sofrendo, incerto do futuro, a beira de uma rebelião entre 4 a.C. e 1 a. C.. Que nós possamos aprender com Herodes a sempre confiar em Deus e fazermos escolhas certas.

No próximo episódio conheça mais sobre a vida de mais um Herodes, Herodes Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário