sexta-feira, 18 de abril de 2014

Os Herodianos 03 - Filipe

Bom dia, estamos aqui hoje para dar continuidade a série Os Herodianos. No post abaixo vamos ver a história de dois personagens da história dos Herodes, os dois tinham o mesmo nome, porém não tiveram a mesma fama, um continua obscuro na história da humanidade o outro é bem mais citado por historiadores e pela Bíblia Sagrada. Trata-se de Herodes Felipe e de Felipe, o Tetrarca, para conhecer estes personagens continue lendo.
Se você não leu os primeiros capítulos da série esta é a hora:


Divisão da Palestina
nos Tempos de Jesus
(Clique para Ampliar)
Herodes Filipe
Segundo os historiadores o obscuro Herodes Filipe era filho de Herodes, o Grande e da Princesa Mariana, uma princesa Hasmoniana. Pelo que parece Herodes, o Grande não deixou nenhuma grande herança para ele, já que dividiu seu reino entre seus três outros filhos. Quando cresceu Herodes Filipe casou-se com sua sobrinha Herodias, não tendo parte no reino, ele foi morar em Roma, onde viveu o resto da vida em quase total obscuridade, durante sua vida em Roma foi visitado por seu irmão Herodes Antipas, que se envolveu com Herodias, esta não exitou em ir embora com Antipas e levar sua filha com Filipe com ela. Flavio Josefo faz algumas poucas citações a ele no seu livro ''Antiguidades Judaicas'' com seu nome alternativo Herodes Boethus.

Filipe, o Tetrarca
Filipe ao que tudo indica era filho de Herodes, o Grande com Cleópatra. Quando Herodes morreu ele deixou escrito em testamento que dividiria o reino entre três de seus filhos: Arquelau (Judeia, Samaria e Idumeia), Antipas (Galileia e Pereia), e Filipe (Traconites, Auronites, Gaulonites, Batanéia e Ituréia).* 
Vamos fazer uma pequena lista das características dos territórios que formavam a tetrarquia de Filipe:
Ruínas de Cesareia de Filipe
- Traconítide -  Significa ''Região Pedregosa, ficava ao sul de Damasco, entre as montanhas do Antilíbano
e a Batanéia.
- Auranítide - nome proveniente de uma antiga província assíria denominada Auran;
- Batanéia - região que ocupava parte da antiga Basan;
- Gaulanítide - região da Transjordânia, assim chamada por causa da cidade de Golan;
Ituréia - região da Transjordânia, ocupada por uma tribo árabe aramaizada.

A bíblia cita-o com mais destaque em Lucas 3:1:
E no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene,
Como seus maiores feitos pode listar-se a construção de sua capital sobre a aldeia de Betsaida que foi batizada de Julía em homenagem a filha do Imperador Augusto. E também a reedificação da cidade de Panéias que passou a ser chamada de Cesareia em honra ao imperador (César), na Bíblia esta cidade é chamada de Cesareia de Felipe.

Segundo Flavio Josefo Filipe reinou por 37 anos e seu reinado foi pouco notável, mas tranquilo, sua reputação era boa e ele era considerado honesto e tinha disposição para ouvir seus súditos. Mantinha boas relações com Roma e morreu sem deixar herdeiros.

Este nome não é exclusividade na Bíblia porque era muito comum naquele tempo, outros famosos personagens bíblicos com este nome foram o discípulo Filipe e Felipe, o Evangelista, ambos foram alguns dos grandes missionários cristãos do primeiro século d.C. que alcançaram as mais longínquas localidades do mundo conhecido, e este senso de missão deve ser copiado por nós, para que onde seja necessário nós estaremos lá pregando o evangelho.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário