sexta-feira, 9 de maio de 2014

Os herodianos 6: Herodias

Hoje estamos postando mais um episódio da série de análises Os Herodianos. O episódio de hoje trará um resumo da vida e uma aplicação filosófica sobre Herodias, citada na Bíblia como esposa de Herodes Antipas, se você quer saber mais sobre ela clique em leia mais.


Pouco se sabe sobre esta personagem bíblica e histórica da história dos Herodes, Herodias segundo a história e segundo a Bíblia Sagrada se casou com Felipe, tio dela já que era filha de Aristóbulo, filho de Herodes, o grande, mas que não veio a reinar em lugar algum. Já falamos sobre este Felipe na série os herodiano, pra quem leu este Filipe é o filho de Herodes que nunca foi rei ou tetrarca de qualquer lugar, não herdou o reino, mas era rico casou-se com Herodias e foi morar em Roma. Herodias, voltando a falar dela, teve ao menos uma filha com Filipe , Salomé, nem a Bíblia nem a história relata outros filhos, mas nada é garantido.
Segundo a tradição judaica, certa vez o rei Herodes Antipas, contestado pelo povo e por João Batista, foi visitar o irmão em Roma, onde Filipe morava, e ao chegar lá se apaixonou pela cunhada e sobrinha Herodias e eles tiveram um caso, ao deixar a fortaleza do irmão Antipas levou consigo Herodias e Salomé, na época um criança. o povo não aprovou, mas os pecados eram tantos entre os judeus da época, que não deram tanta bola, só que daí surgiu uma voz que clamava no deserto, joão Batista.
João era primo de Jesus e veio ao mundo para preparar o caminho para o Salvador Jesus Cristo. Quando crescido foi para o deserto e começou a pregar. Batizou várias pessoas e pregou fortemente para que os judeus abandonassem os pecados, ele veio a se tornar popular devido ao fato de condenar veementemente o casamento de Herodes e Herodias, era adultério e João era contra.
Herodes Antipas não gostava das pregações de João, mas sabia lá no fundo que estava errado, por isso permitia que continuasse pregando, além disso era um fraco. Herodias era diferente do marido, não tolerava os insultos e acusações de joão Batista e insistia muito com Herodes para prendê-lo, este cedeu, pois era covarde e mandou prender o pregador.
Herodias queria matar joão e Herodes soltá-lo, mas a voz da mulher falou mais forte, durante uma festa que comemorava o aniversário de Herodes Herodias embebedou o marido e colocou sua já crescida filha Salomé para dançar para o rei. Herodes, bêbado, se encantou com a enteada e disse a ela que poderia pedir qualquer coisa que ele daria. Herodias induziu sua filha a pedir a cabeça de João num prato e Herodes assim o fez, mandou matar João o degolando. A Bíblia não fala mais sobre Antipas ou Herodias, a história relata apenas que no fim da história, após ser mais uma vez covarde e condenar Jesus a morte, Herodes Antipas foia acusado pelo irmão Arquelau e traição a Roma, a Calígula, ele se exilou em uma fortaleza para sobreviver e passou seus dias de covarde triste até morrer naquele castelo, Herodias foi junto e provavelmente teve o mesmo fim, mas o que se pode tirar del lição da história desta rainha e que a lei de Deus não pode ser desrespeitada, o adultério é um pecado que pode ser fatal. Outra lição que podemos tirar é que devemos aceitar as críticas e modificar-nos de modo que não sejamos mais criticados, e talvez a mais importante moral desta história é que não devemos nos acovardar frente outros e sempre fazer o certo e claro, tudo que fazemos de errado tem uma consequência ruim, a história e nem a Bíblia relata o fim de Herodias, mas eu garanto que ela sofreu muito após seus atos de terror.

Na próxima semana não perca o capítulo 7 dos Herodianos, João Batista


Clique para ver outros episódios da série

Nenhum comentário:

Postar um comentário