quarta-feira, 2 de abril de 2014

Os Herodianos 01 - Introdução

Estamos então começando a série Os Herodianos, trazendo um breve resumo do contexto em que os Herodes subiram ao poder, a maioria das informações abaixo é de antes da subida de Herodes, o Grande ao trono de Israel. Mas este primeiro capitulo é muito importante não só para entender a história dos Herodianos, como também para entender a história do povo judeu, então sem mais delongas continue lendo para saber mais sobre Os Herodianos.


Simão Macabeu
Em 140 a.C. Simão Macabeu fundou o Reino Asmoneu, cerca de 25 anos após seu lendário irmão Judas Macabeu derrotar as forças selêucidas durante a Revolta dos Macabeus. Os Asmoneus no inicio eram bons reis inspirados pelo espírito nacionalista e pelas leis judaicas. Mas com o passar dos anos o poder subiu a cabeça destes reis e eles aderiram a corrupção e as discórdias religiosas começaram a acontecer. Isto enfraqueceu o reino que não se preparou para uma ameaça iminente que vinha do noroeste, Roma.
Pompeu
Na época Roma ainda era uma república o que só seria oficialmente mudado em 27 d.C, quando Otávio fosse declarado Augustus (Imperador). Mas voltando ao assunto inicial, em 63 a.C. Pompeu dirigiu uma campanha militar para terminar a dominação da bacia oriental, onde ficava Israel. Os reis asmoneus não estavam preparador para invasão dos romanos que subjugaram Israel. Mas na época não era costume romano impor o sistema republicano nos territórios conquistados, então os asmoneus continuaram no controle de Israel, porém tendo que pagar altos impostos aos romanos. Porém em 37 a.C. os romanos escolheram Herodes, que viria a se chamar o Grande, governador de Israel. Herodes veio logo a se casar com uma princesa dos asmoneus e matar alguns da família dos asmoneus.


Nós resolvemos criar esta série de artigos, com a razão de levar mais conhecimento sobre estes poderosos homens e  por que não sobre o cristianismo, afinal os Herodes são parte importante nas histórias do novo testamento. Os Herodianos também tem como objetivo tirar lições de histórias reais de pessoas que perderam a grande oportunidade de aderirem ao cristianismo. Esta chance nós não podemos perder nos nossos tempos, na série virão muito mais informações e curiosidades sobre a casa dos Herodes.

Este foi apenas um breve resumo sobre o que veio antes das coisas ocorridas no novo testamento, podem esperar muito do próximo episódio que tratara da vida de Herodes, o Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário