sexta-feira, 4 de abril de 2014

História da Semana #38 - Messias Judaico

''Não é você o egípcio que iniciou uma revolta e há algum tempo levou quatro mil assassinos para o deserto? "

O verso citado acima foi proferido pelo comandante do exército romano em Jerusalém, Claudio Lísias, após este prender Paulo para livra-lo da fúria do povo enfurecido que queria matá-lo. Após o comandante prender Paulo, o apóstolo pediu para dirigir algumas para o povo enfurecido, notando que Paulo falava grego, que era a provável língua materna do comandante, Lísias perguntou a Paulo se não era ele o egípcio que levou quatro mil homens para o deserto a alguns dias, mas quem era este egípcio, o que ele fez e por que ele levou diversas pessoas para o deserto? Continue lendo para descobrir mais.

Assim como quase sempre ocorria na Judeia estava muito quente naquela manhã de domingo, mas isso não impediu as pessoas de seguirem sua rotina, logo cedo os vendedores tomavam posições na feira de Jerusalém, entre estes feirantes estava Jacob, um pequeno garoto que diariamente ia auxiliar sua mãe que era vendedora, para ele os dias não eram mais como antes quando seu pai fazia brincadeiras e fazia o trabalho da família feliz. Mas o dinheiro acabou e o pai foi até a Judeia, para conseguir emprego em construções. Mas enfim a rotina de Jacob e sua mãe não era fácil eles tinham de acordar muito cedo e chegar a feira antes dos clientes, para preparar as coisas. Mas de repente uma multidão começou a aparecer, eles estavam eufóricos dizendo que o messias havia chegado, neste momento o Sr. Malaquias, que tinha uma barraca ao lado da de Jacob, chegou correndo para fechar seu pequeno estabelecimento.
- O que está acontecendo? - peguntou a mãe de Jacob.
- O messias chegou, senhora ele está levando pessoas para escutá-lo - respondeu Malaquias eufórico.
- E o senhor vai? - perguntou Jacob.
- É claro, não quero perder a salvação.
- Posso ir com o senhor? - disse o menino.
- Não tem muita gente, pode ser perigoso, além do mais você tem que me ajudar. - interrompeu a mãe.
- Tenho que ir, até mais. - disse o Sr. Malaquias. 
____________________________________

O tal homem levou quatro mil fanáticos para o alto do monte das oliveiras, no fim alguns como o seu Malaquias voltaram para a cidade com medo da intervenção do romanos.
O homem que se declarava o Messias começou a pregar que o monte iria romper-se e os muros de Jerusalém iriam ruir, e então Yahweh desceria e derrotaria os romanos, tornando-se o rei supremo.
As pessoas então se agitaram e isso chegou rapidamente ao ouvido dos romanos, então o governador Félix mandou uma tropa atacar a multidão.
Ao ver os soldados Jacob e sua mãe fecharam sua barraca e correram para casa com medo que os zelotes haviam instigado uma revolução e que uma batalha seria travada.
Eles estavam errados, aquilo não era uma revolução, mas aquela tarde foi sangrenta, o exército romano comandado pelo comandante Claudio Lísias mataram e capturaram a maioria das pessoas da multidão, o homem misterioso conseguiu fugir, mas nunca mais foi visto.
De noite, o Sr. Malaquias e sua família foram jantar com Jacob e sua mãe, enquanto as crianças brincavam com pedaços de madeira como se fossem soldados, os adultos conversavam sobre o Messias, saciados pelo jantar. 
Quando os visitantes estavam preparados para sair, a campainha tocou, mas quem poderia ser aquela hora?
A mãe de Jacob atendeu a porta e se surpreendeu ao ver seu marido.
- Achei o Messias - disse o homem ofegante...
_________________________________________________________________________________
continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário