sexta-feira, 22 de abril de 2016

História da semana #131 - Golpe - parte 01

Israel e Judá passavam por uma crise político-religiosa muito forte. Só Deus poderia livrá-los disso e, embora o povo o tivesse abandonado e tudo parecesse perdido, Ele tinha tudo sob controle. Na história de hoje, em meio a indagações de dois jovens sobre o futuro da nação, Deus começa a levantar uma revolução no reino. 

Tobias e Davi andavam de um lado para o outro da escola de profetas. Era uma sexta-feira, aproximava-se a noite e tudo tinha de estar em perfeito estado em todas as dependências do local até o por do sol, afinal iniciava-se o sábado do Senhor. Como se fossem aumentar o pouco tempo que tinham, os dois conversavam sobre todo tipo de assunto. Foi quando um grupo de cinco aprendizes chegaram do campo com a refeição. Tinham de preparar toda a comida rápido, mas eram muitos para se abarrotar na cozinha, por isso foram ajudar na limpeza da escola.
- Ei Tobias, por que não vão descansar um pouco? Devem estar cansados de limpar a escola sozinhos, deixem que nós fazemos isso - disse um dos recém chegados.
- Pode deixar conosco, aliás vocês é que devem estar cansados - respondeu Davi.
- Imagine. Não fizemos quase nada lá no campo, vão descansar e deixem conosco.
- Tudo bem, vamos dar uma parada, vamos Tobias, vamos descansar sobre aquela tamareira. 
E lá se foram os dois amigos. Já haviam se passado quatro anos desde que os dois chegaram a escola de profetas. Eram histórias parecidas. Pais tementes a Deus que não conseguiriam segurar seus filhos adolescentes na religião tradicional israelita e os perderiam para o paganismo fenício que Jezabel propagara. Por isso, mandaram os filhos para a escola de profetas fundada por Elias, onde se blindariam das ameças pagãs. Nem todos que iam para a escola de Elias saíam dali profetas, mas muitos sairiam sacerdotes, músicos e pregadores. Sentados ao pé da tamareira os dois tentavam entender o cenário político e religioso de Israel. Desde que Josafá, o grande rei de Judá e temente a Deus se uniu a Acabe, o repugnante rei de Israel, o povo tem pensado que tudo anda em ordem, mas não era bem assim. Judá perdera boa parte de seu território e o domínio sobre Edom, afinal Jeorão, filho de Josafá e genro de Acabe, era um rei fraco. Em Israel, após a morte de Acabe seu filho Jorão assumiu o trono, mas no final quem mandava em tudo era Jezabel, esposa de Acabe. Jorão e Acazias, neto de Josafá e rei de Judá, eram grandes amigos e tinham vários acordos. A aparente reunificação dos dois reinos deixava o povo com a sensação de paz. Ambos os reis eram idólatras, mas em Judá existia uma boa parcela do povo que temia ao Senhor. 
- Qual será a saída para tamanhos problemas? Idolatria, perda de territórios, crise econômica e ameaça síria. Onde Israel irá parar? - indagava Davi.
- Só Deus sabe, meu amigo. Veja bem, Ele tem o controle de tudo, não deixará seu povo. - respondeu Tobias.
- Não é Deus que abandona Israel, mas é Israel que abandona Deus.
- Tenho esperança no amanhã, além disso, acho que a Deus está com a Síria. Entre os aprendizes de profetas só se fala que Eliseu, nosso mestre foi a Síria ungir um novo rei e por ordem divina. 
- Acho que Eliseu deve retornar ainda hoje e celebrar o sábado conosco. Os professores aparentam isso em seus atos. 
Davi estava certo, Eliseu já podia ser visto no horizonte, vindo rapidamente a cavalo pela estrada. Os dois foram recebê-lo. 
- Tobias! Davi! Que bom vê-los, preciso que venham comigo para minha sala, é urgente.- Disse Eliseu.
 Chegando lá Eliseu despiu-se de seus apetrechos de viagem e sentou-se. 
- Preciso de um de vocês para executar uma tarefa para mim. Assim que o Sábado findar, deverá sair e ir para Ramote-Gileade.
- Claro senhor. Eu posso ir disse Tobias.
- Mas conte-nos profeta, é verdade que foste a Síria ungir um novo rei. - indagou Davi.
- Sim, Deus ordenou que eu ungisse Hazael como rei, mas isso é assunto para outra história. Agora, deixe-me dar-lhes as instruções sobre a viagem.
Assim Eliseu disse tudo que deveria ser feito. Ao findar-se o Sábado, Tobias se aprontou para a viagem. O assunto era tratado com sigilo até entre os estudantes da escola, ninguém deveria saber de nada. O jovem profeta saiu na calada da noite a cavalo e deveria chegar de manhã até o acampamento do exército em Ramote-Gileade. O que acontecia era o seguinte: Hazael, o novo rei da Síria, mal assumira o reino e já atacava Israel. Jorão e Acazias lutavam juntos quando Jorão fora ferido e ambos voltaram para Jezreel a fim de tratar dos ferimentos do rei. Jeú, um oficial de Israel é quem comandava o exército. 
Chegando ao acampamento, Tobias se dirigiu a tenda de comando e disse: "Tenho uma mensagem para você." Jeú notou que a mensagem era pra ele e levou o jovem para um local reservado. Lá, o profeta já foi falando:
- Você é Jeú, filho de Josafá, neto de Ninsi?
- Sim, sou eu.
- Pois bem, O Senhor Deus de Israel anuncia o seguinte: "Eu o faço rei sobre Israel. Você deve matar seus chefes os reis Jorão e Acazias e exterminar a casa de Acabe, pois profanaram o que era santo e mataram meus servos."
Tobias ungiu o rei e quando ia saindo, foi confrontado pelo novo rei:
- O que será de Israel agora?
- Só lhe digo uma coisa: Que Deus tenha piedade desta nação.

Continua na semana que vem.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário