sexta-feira, 15 de abril de 2016

História da Semana #130 - O Prisioneiro Louco - Parte 2

Na última semana conhecemos o jovem Samá, um rapaz cuja vida confusa  o havia levado a desacreditar em Deus tornar-se um ladrão. Mas num dia, sua vida mudou drasticamente, ele foi preso e conheceu Tiago, seu companheiro de cela meio "louco" que surpreende o rapaz com uma alegria incomum e a surpreendente notícia de que vai morrer! O que vem a seguir é a última noite de Tiago, que mudará a vida do rapaz.
"E você não tem medo da morte, Tiago?" perguntou o assustado Samá ao se deparar com a resposta do seu novo companheiro de cela. "Eu até tenho, mas sei que terei que esperar menos tempo pelo paraíso." respondeu o prisioneiro que aparentava uma calma digna de um louco, afinal estava diante da morte. "Então você é desses que acredita nessas coisas." disse o garoto parecendo zombar da crença de seu ouvinte. "É claro! Creio que o Eterno tem algo preparado para seus filhos, meu mestre Jesus sempre dizia que voltaria para nos levar ao paraíso.", agora o garoto pareceu se interessar um pouco e disse "Voltaria da onde? Ele viajou?", Tiago respondeu "Não, ele morreu, depois ressuscitou, mas agora tá no céu, e creio que voltará pra nos buscar.". O garoto parecia se interessar pelas palavras de Tiago, no diálogo que se desenrolou ele lembrava-se das histórias que seu pai lhe contara a muito tempo atrás, quando tudo parecia melhor. Tiago falou-lhe de tudo que havia aprendido com o tal Jesus, Samá perguntava sobre tudo o que tinha dúvidas e Tiago respondia o que conseguia, o experiente homem contou de quando conheceu Jesus, de quando foi chamado para ser seu discípulo, de suas disputas para ser o maior no reino de Jesus e também da lição sobre humildade aprendida nesse episódio. Também contou sobre o sacrifício de Jesus, sobre a natureza de sua morte para nos servir de salvação, essa parte Samá não pareceu entender direito, mas Tiago explicou de várias formas e o garoto pareceu entender melhor.

A noite pareceu chegar rapidamente, pois a conversa estava boa, as horas continuaram passando e o silêncio tomou conta do recinto, já que todos os prisioneiros estavam dormindo, exceto Tiago e Samá que continuavam conversando, agora com voz baixa para não chamarem atenção. De repente o garoto perguntou "Você acha que vai morrer mesmo?", Tiago respondeu "Sim, o carcereiro me avisou alguns minutos antes de chegar, Herodes quer me matar. Sou acusado de perturbar a ordem e conspirar contra Roma. O julgamento não adiantou nada, porque aqui as coisas não são justas, mas como disse, vou morrer esperando meu mestre", "Mas você acha que sua vida valeu a pena? Quer dizer, você ainda teria alguns anos de vida, mas vai morrer por nada." disse o curioso Samá. Tiago respondeu "Bem, eu tive aventuras suficientes para uma vida, fiz vários amigos, viajei pelo mundo, conheci o Messias esperado por muitas gerações, mas acho que quando uma pessoa se entrega para Jesus, sua vida terá valido a pena, por que você não entrega a sua, Samá?" . Aquelas palavras pareceram ser como o soco no estômago que o guarda havia dado, só que foi na mente de Samá que ele pegou. Depois de tantos anos desacreditando no Deus que havia conhecido em sua infância ele havia em uma noite reacendido a crença, a "loucura" de seu colega de cela o havia levado a conhecer outro "louco", um que havia morrido para dar-nos chance de viver. Samá e Tiago foram dormir com a dúvida no ar. No raiar do dia foram acordados por um guarda que proferiu a sentença de morte de Tiago, abriu a cela e amarrou o homem que parecia calmo, "O último cara que vi morrer calmo foi um tal Estevão." disse o surpreso carcereiro, "Nós jogamos no mesmo lado." disse Tiago ao guarda, depois dirigiu-se a Samá "Eu vou procurar por você no grande dia. Espero que sua vida valha a pena.". O jovem sentiu um misto de tristeza e alegria, mas com um sorriso respondeu "Com certeza vai valer." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário