sexta-feira, 20 de março de 2015

História da Semana #86 - O Senhor está vendo

O Rei Joás terminou seu sacrifício matinal,  e se dirigiu a sala do trono de seu grande palácio. Saudou os líderes do povo que ali se faziam presentes, cumprimentou um por um e finalmente sentou-se no grande e belo trono.
- Onde está meu secretário real?! - gritou o rei demonstrando sua autoridade e um pouco de impaciência.
- Que o rei viva para sempre. - saudou um guarda - o secretário real não virá hoje, ele viajou para o sepultamento de seu tio em Hebrom. Me deixou incumbido de comunicar ao senhor meu rei os compromissos do dia.
- Oh sim, qual é seu nome mesmo?
- Zabade, meu senhor.
- Claro... Zabade... quais são meus compromissos de hoje.

- Senhor, este homem veio prestar queixa sobre um ancião - disse Zabade ordenando que o homem entrasse.
- Meu rei - começou o homem - quero prestar uma queixa sobre um ancião que o senhor escolheu para liderar minha cidade. Ele é irresponsável, se envolve com prostitutas e não segue os mandamentos do Senhor Deus de Israel.
- Ora, se ele nunca lhe agrediu nem o prejudicou nem a ninguém de sua casa então não vejo motivo para advertir-lhe ou tira-lo do cargo.
- Mas meu rei, Moisés condenou a idolatria e...
- Eu não ligo pro aquele velho disse - interrompeu o rei - ele já morreu a centenas de anos.
- E quanto a Joiada, ele prezava pelo culto a Deus.
- Joiada morreu - Joás sentiu uma pontada no peito - ele foi um grande homem, mas não soube que quanto mais deuses adorássemos, mais prosperidade haveria.
- É uma pena que você não seja mais como antes. - cochichou o homem.
- Eu ouvi o que disse - gritou o rei levantando-se de seu trono - retire-se agora ou mandarei açoitá-lo.
O homem saiu muito insatisfeito e furioso. O rei continuou julgando casos durante todo o dia, mas não conseguiu parar de pensar no que o homem havia dito sobre Joiada. Joiada havia sido como um pai para o príncipe órfão Joás. A mulher de Joiada havia salvo Joás da morte quando ele era bebê e junto com Joiada o escondeu e o protegeu até que tivesse idade para se tornar rei. Como Joiada era sacerdote, Joás foi criado com base na lei de Moisés e quando se tornou rei junto com Joiada restaurou o culto ao eterno em toda a nação de Judá. Além disso Joás mandou reformar o Templo do Eterno em Jerusalém. Mas quando Joiada morreu, Joás não conseguiu manter a regularidade espiritual e aconselhado por outros líderes passou a adorar deuses estrangeiros. Joás continuou julgando os casos naquele dia, até que um grito lhe tirou a atenção:
- Com licença meu rei. - era Jeozabade, um dos guardas de confiança do rei. - Zacarias filho de Joiada está aqui e deseja falar com o senhor.
- Deixe-o entrar - disse Joás enquanto Zacarias entrava - Zacarias! Meu amigo, que boas notícias veio me trazer.
- Majestade, hoje não venho aqui como seu amigo e irmão. Venho como profeta do Senhor Deus. - Antes que Joás respondesse ele continuou - O rei não anda mais nos caminhos do Senhor como fazia na sua juventude. Além do mais o povo também está pecando e ninguém faz nada para impedi-los.
- Zacarias, meu amigo, não tenho tempo para isso agora.
- Vou pregar ao povo no pátio do templo, quem sabe eles tenham mais juízo que você para não serem destruídos. - disse Zacarias saindo.
O rei se segurou para não discutir com Zacarias ali, eles haviam sido criados juntos, praticamente como irmãos, mas desde que Joás havia se afastado do Senhor eles não mantinham uma boa relação.
- Sigam-no - disse o rei a alguns líderes que estavam ali - e me mantenham informado sobre o que ele disser. Zabade! - chamou o rei - cancele meus compromissos de hoje, quero ficar sozinho.
Algumas horas depois um dos líderes chegou:
- Meu rei, Zacarias está pregando contra os atos dos líderes do povo e do senhor rei, ele está insultando a todos nós e não é a primeira vez que faz isso, temos que matá-lo para que sirva de exemplo.
Joás saiu rapidamente de seu palácio indo em direção ao templo, ele queria ouvir o que de tão grave Zacarias estava falando. Bastaram algumas palavras para deixar o rei furioso. Ele chamou alguns guardas e líderes do povo e mandou que apedrejassem Zacarias. O rei estava com tanta raiva que nem ligou pro fato de estar mandando matar seu irmão. Os soldados agarraram Zacarias e os líderes do povo começaram a apedrejá-lo.
- Joás, por favor, mandem que parem, nós somos irmãos, arrependa-se e volte para Deus.
Mas o rei nem ligou, olhou com raiva para o profeta e saiu dali. Zacarias foi apedrejado até a morte pelos líderes do povo, suas últimas palavras foram:
- Veja isto, ó Eterno! Que eles paguem por isso!
De fato eles pagaram, como Joás nem os líderes do povo se voltaram para Deus, os arameus invadiram Jerusalém e mataram os líderes do povo, saquearam o palácio. Além disso deixaram o rei Joás muito ferido. O rei então foi assassinado por dois de seus oficiais de confiança, Zabade e Jeozabade.

A lição que podemos tirar dessa história é de que Deus vê tudo o que fazemos, ele nos manda advertências, mas se não o atendermos ele terá que nos punir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário