segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Os grupos da sociedade judaica nos tempos de Cristo

Ao estudar as Sagradas Escrituras é essencial para nós que mergulhemos no texto e entendamos o contexto geral em que a história está. Ainda mais em época como a nossa em que muitas vezes uma simples pesquisa na internet ou em livros já soluciona uma dúvida. E sendo que a passagem de Jesus aqui na Terra ocupa 4 livros (Mt, Mc, Lc, Jo) é essencial que conheçamos a sociedade da qual Jesus e seus discípulos fizeram parte. Ao não conhecermos esse contexto, estamos sujeitos a cometer erros que podem prejudicar nossa compreensão da história, por exemplo, você sabia que na verdade os fariseus eram sociáveis e em muitas ocasiões simpatizaram com o cristianismo? Continue lendo para conhecer os grupos em que a sociedade judaica se dividia.
É importante que para começarmos essa análise tenhamos em mente que a sociedade daquela época era muito diferente da nossa e portanto se houver alguma comparação daquela época com a nossa devemos tem bom senso de interpretar de forma correta. Também vale ressaltar que naquela época existia o Império Romano que havia conquistado uma boa parcela do mundo conhecido, incluindo Israel.

Os romanos, que conquistaram Israel em 63 a.C. concederam uma certa liberdade política aos israelitas. Um esquema político um tanto complexo que se dividia em tetrarquias e províncias, governadas pelos Herodes e em muitas ocasiões por governadores romanos, como Pilatos. Na série Os Herodianos, nós abordamos essa questão das divisões politicas, não deixe de conferir clicando aqui. Mas, vamos então aos grupos. 

Herodianos

Os herodianos eram descendentes de Herodes, o Grande. Eles eram uma família nobre que os romanos haviam colocado no poder. São constantemente citados no texto bíblico, eram muitas vezes apenas fantoches dos romanos. Eram odiados pela maioria dos judeus, principalmente pelos grupos nacionalistas revolucionários, como os zelotes, por serem de descendência estrangeira. Como já mencionado o Blog Portais Bíblicos já fez uma série tratando sobre eles, confira clicando aqui.  

O Sinédrio

O sinédrio, que significa Assembleia Sentada, era o conselho de juízes encarregado de julgar casos, seus critérios se baseavam na chamada Torá, ou Lei de Moisés. Os Sinédrios das cidades menores era composto por 21 a 23 juízes, e o Grande Sinédrio, em Jerusalém era composto por cerca de 71 membros, incluindo um sumo-sacerdote, que no tempo de Jesus era Caifás. Era basicamente dividido em dois grandes grupos: os Saduceus e os Fariseus.


Saduceus

Um dos principais partidos da comunidade judaica, embora fosse menor que seus rivais, os fariseus, ocupavam maioria no Sinédrio. Não acreditavam em anjos, ressurreição e espíritos (At 23:8). Eles procuravam manter o controle das questões nacionais (religiosas) para evitar a intervenção dos romanos, por isso perseguiam tanto os cristãos que poderiam ser uma ameaça a paz nacional. É provável que Caifás e seu sogro Anás, fossem deste partido, assim como o sumo-sacerdote Ananias que julgou Paulo.

Fariseus

O outro partido dos judeus, eram os grandes rivais dos saduceus. Eles acreditavam, ao contrário dos saduceus, em anjos, ressurreição e espíritos. Foram os precursores das sinagogas locais, numa tentativa de diminuir o poder dos saduceus que dominavam o templo de Jerusalém. Provavelmente tenham surgido no século 2 a.C., eram devotos a torá e contra a dominação de Israel por estrangeiros (romanos). Pelo fato de a Bíblia citar alguns fariseus que eram hipócritas e contra Cristo, muitos tem uma imagem ruim deste grupo, mas não é bem assim. Os fariseus eram geralmente mais misturados com o povo e por isso eram maiores do que os saduceus. Realmente não eram a favor do cristianismo, mas muitos simpatizaram com Jesus. Por exemplo:

- Quem convidou Jesus e seus discípulos para comer? Um fariseu chamado Simão, que achava que Jesus poderia ser um profeta (Lc 7:36).
- Quem foi procurar Jesus a noite e depois ajudou a sepultá-lo? Nicodemos, um dos chefes dos fariseus.
- Quem avisou a Jesus sobre a intenção de Herodes de matá-lo? Alguns fariseus (Lc 13;31)
- Quem salvou a vida dos apóstolos quando o sinédrio queria matá-los? Um fariseu chamado Gamaliel (At 5:33 - 39)

Os fariseus se dividiam ainda em duas vertentes, a escola de Hiliel, avô de Gamaliel, que era mais moderada e a escola Shammai que era mais restrita.

Eram fariseus: Saulo de Tarso (que viraria Paulo quando cristão), Gamaliel, Nicodemos, Flavio Josefo, etc.

Escribas

Os escribas eram homens encarregados de redigir as leis, por isso tinham vasto conhecimento da Bíblia e das leis de Moisés, por isso são frequentemente chamados de doutores da lei. Por saberem as leis, foram contra Jesus, que segundo eles desrespeitava-as. Isso era um tanto hipócrita, pois o próprio Jesus afirmou que veio para cumprir a Lei.

Essênios

Outra vertente do judaísmo eram os essênios, que por razões desconhecidas se afastaram do judaísmo tradicional para viver uma vida sem luxo nas montanhas e cavernas. Tinham um estilo de vida muito parecido como do profeta messiânico João Batista. Passavam a maioria do tempo compilando e estudando a Bíblia, por isso tinham vasto conhecimento. Foram responsáveis por escrever os manuscritos do mar morto.

Zelotes

Partido radical judeu, os zelotes eram constituídos por pessoas da classe mais pobre que eram as que mais sofriam com os altos impostos que eram pagos aos romanos. Foram fundados por Judas, o galileu em 6 d.C. e foram responsáveis por diversas revoltas contra Roma, sendo a mais famosa aquela que terminou com a destruição de Jerusalém e do Templo e a extinção de seu grupo em cerca de 70 d.C.

Entre os mais famosos zelotes está Simão, o zelote que era um dos 12 discípulos de Jesus, também é provável que Judas Iscariotes fosse um zelote. Barrabás que foi libertado quando Jesus foi condenado também era zelote.


Mas entre tantos um grupos um sempre chamou a atenção, um que começou pequeno e logo se tornou famoso entre os israelitas, de um líder calmo e que amava ao próximo e fazia vários milagres, levando multidões por onde passava. Esse grupo cresceu e hoje está em todo o mundo. Os cristãos eram uma seita estranha que pregava o amor ao próximo, mas hoje são a maior religião do mundo. Infelizmente hoje a maioria dos cristãos se distanciaram dos primitivos, desrespeitando os mandamentos e desprezando ao próximo. Por isso nós devemos sempre manter o verdadeiro cristianismo vivo, pois somos povo escolhido de Deus e que ele nos abençoe para que façamos as escolhas certas.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário