sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

História da Semana #78 - A montanha e o elo

Moisés foi um grande líder para o povo de Deus no deserto, se não fosse por sua grande paciência, sabedoria e submissão e obediência a Deus o povo não teria sobrevivido e conseguido alcançar a tão sonhada Terra Prometida, Canaã. Os erros de Moisés não foram poucos, ele chegou até a assassinar a sangue frio, mas teve sabedoria suficiente para reconhecer seus erros e corrigi-los. Um dos momentos mais memoráveis de sua vida foi com certeza quando Deus lhe entregou os 10 Mandamentos no Monte Sinai. E é essa parte da narrativa bíblica que vamos explorar na história dessa semana. Vamos a história.
-Moisés, já terminei aqui, acho que as marcações estão prontas. - disse Josué, auxiliar direto de Moisés e comandante do exército.
- Ótimo Josué, agora vamos a minha tenda, quero fazer os últimos preparativos para o grande dia. - disse Moisés com um sorriso discreto.

Alguns dias atrás eles estavam na casa de Jetro, o sogro de Moisés, que havia dado instruções sábias a Moisés sobre como dirigir o povo, Jetro havia sugerido que Moisés nomeasse juízes para cuidar das questões do povo. Depois eles chegaram próximos ao Monte Sinai, a montanha de Deus. Lá os israelitas fizeram acampamento, e já faziam três meses que haviam deixado o Egito. Moisés subiu a montanha para falar com Deus. Lá Deus lhe disse que se os israelitas obedecessem a suas leis ele os protegeria e faria deles seu povo. Moisés voltou e comunicou ao povo o que Deus lhe havia dito, o povo concordou e disse que seriam leais as leis de Deus. Moisés relatou a Deus o que o povo havia respondido. Depois de mais uma "rodada" de Deus dizendo algo e o povo concordando, Deus disse a Moisés que mandasse o povo se purificar e estabelecesse limites ao redor do monte para que ninguém o tocasse ou subisse. É por isso que no início de nossa história estavam fazendo marcações ao redor do monte, Deus havia dito que se alguém subisse ou tocasse a base do monte morreria. 

Finalmente chegou o grande dia em que Deus se revelaria e quando trovões e raios começaram a se manifestar dando glória a Deus, então uma nuvem densa e escura cobriu o monte, e uma trombeta soou anunciando que o povo devia sair de suas tendas. Foi um verdadeiro espetáculo enorme, um show de luzes incomparável. Tinha que ser algo grande, afinal seriam aquelas leis que dividiriam os justos dos ímpios e o trigo do joio. Moisés os guiou para fora do acampamento, para perto da montanha. Ali naquela montanha Deus revelou a Moisés e ao povo sua lei, e Deus falou os 10 mandamentos o decálogo que os guiaria em sua jornada até o fim dos séculos. Eram estes os santos mandamentos imutáveis de Deus:

"Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.
 -"Não terás outros deuses além de mim.
 - "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,
mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.
 - "Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
 - "Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.
Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos,
mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.
Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
 - "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.
 - "Não matarás.
 - "Não adulterarás.
 - "Não furtarás.
 - "Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
 - "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença".

(Êxodo 20:1-17)

 O povo ao ouvir a voz de Deus pronunciar as leis, reconheceu que muitas vezes haviam pecado e temeram, então disseram a Moisés que só ele falasse com Deus e depois lhes comunicasse.

Infelizmente os israelitas se afastaram de Deus muitas vezes durante sua jornada pelo deserto. E Moisés sempre intercedeu por eles, para que Deus os perdoasse. E foi assim enquanto Moisés esteve vivo, ele foi o elo de ligação entre uma Divindade santa e justa, acima de todos nós e uma sociedade pecaminosa e cheia de falhas. Hoje nós também somos o povo de Deus, mas muitas vezes em nossa jornada cometemos erros e nos afastamos de Deus. Não temos mais Moisés para ser o elo de ligação entre nós e Deus, mas felizmente em sua bondade infinita Deus enviou Jesus até nós para que ele fosse nossa forma de nos ligarmos por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário