sexta-feira, 15 de novembro de 2013

História da Semana #22 O cerco, a profecia e a destruição

Pelo título você talvez já saiba de que história bíblica nós estamos falando. Sim, nós estamos falando da destruição de Jerusalém pelos babilônios em 587 a.c. Quer saber mais sobre esta destruição então clique em mais informações.
Jerusalém, a cidade escolhida por Deus para ele habitar fixamente, lugar de adoração, exuberância e esperança de dias melhores. Desde a parcial destruição que o rei Manasses sofreu anos antes Jerusalém já havia se erguido. Josias reinou sobre Jerusalém mais de 30 anos e reconstruiu a cidade. O bisavô de Josias, Ezequias havia feito uma parceria com Babilônia e desde essa época a destruição era prevista, mas não se saberia quando chegaria. Um novo rei sobe ao trono, Zedequias, que viu seu pai Josias e seu irmão Jeoacaz morrerem pelas mãos do Egito e seu irmão Jeoaquim e o sobrinho Joaquim serem destronados por Nabucodonosor, o rei do maior império da região, a temida Babilônia. Como vassalo ele sabia que não deveria lutar contra o ex aliado de seu país Babilônia, as esperou pacientemente atá o Egito se reerguer para atacar junto a Babilônia. Só que Jeremias, o profeta alertou para que não confiassem no Egito. A Babilônia massacrou o Egito e veio em busca da renegada Judá destruindo tudo até chegara a cidade santa. Vamos agora analisar três pontos desta história.
 O cerco: Quando chegou a Jerusalém, a Babilônia fez um cerco que durou um ano e meio e massacrou os habitantes com água e comida escassas. Zedequias não queria se entregar, mesmo com os apelos de Jeremias, o que dá origem ao segundo item.
 A Profecia: Jeremias, o profeta alertou Zedequias de que deveria se entregar a Babilônia, pois assim a cidade ficaria de pé e sua família sobreviveria. Caso resistisse os muros seriam destruídos e a família real morreria. Zedequias mandou prender Jeremias e não deu bola isso gerou o terceiro item.
 A destruição: Zedequias não cedeu e os babilônios finalmente atacaram e derrubaram os muros. Zedequias e sua família foram presos. Seus filhos foram mortos a espada na sua frente e depois ele foi cegado e meses depois assassinado. O curioso é que que Jeremias e seu companheiro Baruque, foram os únicos a ser soltos e livres após isso, tudo por que confiaram em Deus, 70 nos depois Jerusalém foi restaurada, só que essa é outra história
 Não perca na semana que vem a nova série de histórias da semana Sky Wars.

Nenhum comentário:

Postar um comentário