sábado, 24 de janeiro de 2015

Sermão Rei Josias [editado]

A algum tempo atrás postamos um esboço de sermão sobre o rei Josias aqui no blog. Bem, agora resolvi dar umas incrementadas no sermão, acrescentei detalhes, corrigi erros e fiz alterações. O sermão trata de estudar a história de Josias, o último grande rei de Judá e tirar lições da vida deste jovem rei que mudou uma geração.


Por ordem do Senhor um homem de Deus foi de Judá a Betel, quando Jeroboão estava de pé junto ao altar para queimar incenso. Ele clamou contra o altar, segundo a ordem do Senhor: "Ó altar, ó altar! Assim diz o Senhor: ‘Um filho nascerá na família de Davi e se chamará Josias. Sobre você ele sacrificará os sacerdotes dos altares idólatras que agora queimam incenso aqui, e ossos humanos serão queimados sobre você".
1 Reis 13:1-2

A passagem que acabamos de ler foi escrita cerca de 330 anos antes do nascimento do personagem que estudaremos hoje. Nesta situação o perverso rei Jeroboão I, havia construído dois templos com bezerros de ouro nas extremidades do recém fundado reino do norte. Deus então enviou um profeta do reino do sul que profetizou a vinda de alguém da casa de Davi que destruiria o altar, seu nome era Josias. Mal sabiam os ouvintes desta profecia que um garoto de oito anos seria esta pessoa.

A bíblia nos diz em Apocalipse 1: 6 que Jesus nos constituiu como reis e sacerdotes. O Senhor te fez rei e sacerdote, líder e adorador. Josias foi um rei que exerceu influência na sua época. E é isto que vamos aprender hoje estudando um pouco sobre sua vida. Como uma criança pode ser constituída como rei? Como um adolescente, jovem pode marcar sua geração? Você se acha ruim demais para que isto aconteça com você? Vamos ver o que Josias fez para destruir a idolatria de Israel e como ele fez para que o aquele povo voltasse seus olhos para o Senhor.

A história de Josias começa quando seu pai, o príncipe Amom tinha 16 anos, na época uma idade normal para se ter filhos. Josias era neto de um perverso rei chamado Manassés, que há pouco tempo havia deixado o paganismo e aceitado a mensagem dos profetas, mas antes havia sacrificado seus filhos, adorado muitos outros deuses, construído monumentos e até cerrou o profeta Isaías ao meio. O pai de Josias, Amom, era muito perverso, tanto quanto seu pai era antes. Aos seis anos Josias, com a morte do avô, assumiu o cargo de príncipe herdeiro. Dois anos depois Amom foi brutalmente assassinado por conspiradores. O povo deu um jeito de matar os assassinos, mas agora um garoto de oito anos teria de assumir. Até agora a vida de Josias apresentou a ele fatores que provavelmente levariam qualquer um a ser um péssimo rei: pouca idade, más influências na família, um povo que não adorava a Deus, desastres familiares e muito mais.

Na verdade o novo rei havia passado a vida toda convivendo com um povo e com uma família longe dos caminhos de Deus, ele provavelmente se basearia neles, levando Judá à ruína. Nos primeiros anos o reino ficou nas mãos dos conselheiros que ajudavam e ensinavam Josias sobre como agir.

Por ter responsabilidades políticas ainda bem jovem, Josias não foi um rei de muitas guerras.

Quando se casou, aos 15 anos, ele assumiu de vez o reinado. Com 16 anos Josias teve outro filho, Eliaquim, que herdou o trono anos depois. Com 16 anos ele também começou a reforma em Israel. Mandou reconstruírem o templo e começou a exterminar o paganismo e os falsos profetas, destruiu altares, monumentos, templos e até túmulos de profetas idólatras. Agora leia 2 Reis 23: 15

Até o altar de Betel, o altar idólatra edificado por Jeroboão, filho de Nebate, que levou Israel a pecar; até aquele altar e seu santuário ele os demoliu. Queimou o santuário e o reduziu a pó, queimando também o poste sagrado.
2 Reis 23:15

 A profecia estava cumprida, Josias estava reformando o reino. Alguns anos se passaram até ele exterminar o paganismo e o templo ser reorganizado.
Durante a reorganização do templo, que não era reformado faziam mais de 60 anos, Hilquias e Safã, os responsáveis pela obra encontraram o livro de leis escrito pelas mãos do patriarca Moisés. Após lê-lo, o rei ficou chocado com os pecados do povo e clamou por misericórdia. Deus então respondeu por meio da profetiza Hulda e prometeu a Josias que ele não veria a desgraça do seu reino, pois se humilhou perante Deus, só que a ruína de Judá havia sido decretada desde os dias de Manassés. Após essas reformas que duraram cerca de oito anos, Josias celebrou a maior páscoa que Israel já teve.

Josias leu todas as palavras do livro da aliança a todo o povo. Ele ministrou a palavra do Senhor a todo o povo. Você tem noção disso? Já pensou em reunir toda a cidade abrir a bíblia e ler todas as palavras para estas pessoas? Foi exatamente isso que Josias fez. E fez ainda mais: além de ter lido ele fez uma aliança perante o Senhor, para que todo o povo seguisse a Deus e guardasse seus mandamentos de todo o coração, com toda a alma, cumprindo as palavras que estavam escritas no livro. Deus quer nos usar no meio desta geração, assim como usou Josias naquele tempo. Para que ensinemos a Sua Palavra e levemos pessoas a terem uma aliança com o Senhor como nós temos. Ele quer que assim como Josias, tenhamos coragem, ousadia, para acabar com a idolatria e o pecado desta geração. Que sejamos cristãos sem medo de se expor por amor a Cristo, Ele quer que sejamos conhecidos como a geração segundo o coração de Deus que faz o que é reto aos olhos do Senhor sem se desviar.

Lembre-se Deus nos fez reis e sacerdotes, reis para que como líderes sirvamos como influência para mudar e fazer uma nova história na vida das pessoas e sacerdotes para que como adoradores do Senhor, o busquemos com intensidade e profundidade, a fim de acabar e reduzir a pó todo e qualquer altar que é levantado e que não é de adoração a Deus.

Depois mais de 10 anos se passaram e Judá permaneceu estável e firme nos caminhos do senhor.

No final da sua vida com cerca de 35 anos Josias se aliou ao recém independente reino da Babilônia que lutava contra a Assíria, que por sua vez tinha o Egito como aliado. Quando tinha 41 anos ele marchou para parar um ataque do Egito contra Babilônia, sem pedir conselhos a Deus, o faraó o alertou dizendo que Deus estava com ele e que era para Josias voltar, ele não o fez e numa das únicas batalhas que lutou foi atingido por flecheiros e morreu.



Agora pense um pouco. Será que valeu a pena para Josias viver sua vida toda nos caminhos de Deus, transformar um povo pagão inteiro em fiel a Deus, destruir altares idólatras, fazer tudo certo e reformar a casa de Deus, para em um único momento de fraqueza perder a vida? Muita gente não iria viver a vida que Josias viveu se soubesse o fim. Só que graças a ele uma geração inteira foi restaurada, por causa de toda a sua vida o povo chorou por sua morte, até os tempos de Jesus os israelitas cantavam hinos em sua homenagem e devido a sua morte ele não viu a ruína de seu povo que aconteceu quatro anos depois. Além disso, veja o que está escrito em 2 Reis 23:25

Nem antes nem depois de Josias houve um rei como ele, que se voltasse para o Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todas as suas forças, de acordo com toda a Lei de Moisés.
2 Reis 23:25

Talvez como Josias nós tenhamos tudo para dar errado, para ser um fracasso. Talvez toda nossa família seja contra nós irmos igreja, contra Deus. Talvez não tenhamos experiência, conhecimento, força, tamanho ou idade para superar um obstáculo ou uma adversidade. Quem sabe caímos em pecado, erramos e pensamos que Deus não ira nos perdoar. Mas Deus perdoa, Deus ajuda a superar dificuldades e Deus transforma nossa vida até o ponto que seja necessário.

Josias poderia ter deixado o reino e Deus de lado. Aproveitado a infância depois quando já estivesse mais crescido poderia ter ido a festas, comprado tudo que o mundo pode oferecer, afinal ele era um rei. Poderia ter feito como toda a sua família, adorado a deuses, tido muitas mulheres, se vangloriar com suas posses, mas ele sabia que no fim ele iria morrer, ir pro pó, outro filho seu ia assumir seu trono, ele não seria lembrado por nada, seu reino iria ficar mais decadente e ele não teria recompensa. Só que Josias sabia que se fizesse tudo certinho, deixado a vida pagã de sua família de lado, recusasse os prazeres do mundo e levasse o povo a Deus a sua recompensa estaria guardada. Leia agora palavras de Davi no salmo 19: 9-11

O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo.
Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.
Salmos 19:9-11




Espero que como Josias possamos ser pessoas fiéis, que apesar de todos os obstáculos do inimigo, possamos escolher Deus e permanecer fiel a ele, pois assim teremos uma grande recompensa, a eternidade ao lado de Deus.

Partes retiradas e adaptadas do blog do presbítero Jânio de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário