sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

História da Semana #116 - Um salvador para nós - Parte 2

Quando a humanidade caiu moralmente por causa de uma mentira no Éden, uma luz surgiu para dar esperança a humanidade. Um plano elaborado nos mínimos detalhes que tinha por objetivo enviar o Filho de Deus para morrer por nós e dar-nos a oportunidade de sermos perdoados. Diante disso diversos homens escolhidos por Deus trouxeram mensagens de um futuro salvador para nós, entretanto para uma sociedade israelita cegada por problemas sociais e pela servidão aos romanos não parecia interessar um messias que trouxesse apenas perdão, eles achavam que precisavam de alguém para liberta-los do jugo imposto pelo império. Nesse cenário conhecemos o jovem Simeão, um rapaz que deseja aprofundar-se no conhecimento sobre o salvador prometido para Israel, mas sua busca resultará em resultados que ele jamais esperou. Na última semana acompanhamos a jornada de Simeão para Jerusalém, junto dele iam Jônatas, um revolucionário judeu e Ananias, um mercador que viaja por Israel e tem ideias um tanto quanto diferentes acerca do Messias esperado.
Anos haviam se passado desde que Simeão havia deixado sua cidade natal rumo a Jerusalém para aprofundar-se em seus estudos. Mas esse grande período de tempo não fora o suficiente para faze-lo esquecer das conversas acerca do Messias que havia tido com seus companheiros de viagem, Ananias e Jônatas. Embora os mais sábios professores judaicos de Israel dissessem que o Messias seria como um rei na Terra, Simeão parecia inclinar-se para ideia de um salvador humilde que viria para dar-nos a chance de perdão. As ideias que Ananias havia lhe passado não saiam de sua mente e quanto mais ele estudava mais certo ficava de que o Messias seria um redentor. Haviam também aqueles que tentavam afastar do povo a ideia de um Messias, afinal a elite judaica da época era (em maioria) alinhada com os romanos politicamente e a ideia de um libertador para Israel não parecia soar muito bem para seus dominadores. Embora tivesse uma opinião bastante particular acerca do messianismo, Simeão tornou-se um dos maiores especialistas no assunto, havia memorizado quase todos os textos acerca do Messias contidos na Bíblia Hebraica. Se alguém em Jerusalém queria estudar acerca do Messias "vá falar com Simeão" era o conselho dado pelos eruditos. 

Um dia Simeão andava pelo templo, ele era conhecido dos sacerdotes e cumprimentava-os quando se passavam, mas naquela tarde ele notou uma presença diferente, uma mulher, jovem ainda com alguns pertences nas mãos, ele se aproximou dela e perguntou:
- O que aconteceu? Você parece triste.
- Eu...eu - disse a mulher visivelmente nervosa - meu marido morreu e não tinha para onde ir, vim para Jerusalém, disseram que teria algum trabalho para mim aqui.
- Oh sim - exclamou Simeão - eu sinto muito. Bem vou conseguir um lugar para você passar a noite e amanhã eu lhe ajudo a procurar algum trabalho, mas diga-me, como se chama?
- Ana, senhor, eu estou muito agradecida.

Os dois saíram e Simeão foi até uma estalagem no centro, era a mesma na qual havia ficado anos antes quando era ele o recém chegado. Lá Simeão reencontrou alguém que não via a muito tempo:
- Jônatas! - exclamou o estudioso ao ver seu amigo de longa data - não sabia que trabalhava aqui.
- Bem, depois daquela nossa viagem eu cheguei a morar um tempo em Cafarnaum, fazem uns dois anos que voltei a Jerusalém, e como o dono da estalagem já me conhecia ele me deu um trabalho.
- E quanto a Ananias, não o viu mais? - perguntou Simeão sentando-se.
- Nem eu, nem ninguém no mercado, alguns dizem que ele morreu, mas eu não acredito nisso.
- Espero que o vejamos novamente.
- E quem é essa senhora? - perguntou Jônatas se referindo a Ana.
- Essa é Ana, ela ficou viúva a um tempo atrás e como não vinha conseguindo se sustentar veio buscar trabalho em Jerusalém, você não teria uma vaga para ela?
- Desculpe, mas com esses impostos altíssimos o meu patrão está reduzindo o número de funcionários, mas tenho um quarto disponível.
- Ótimo, eu pago as despesas. 

Mais tarde naquela noite Simeão chegou em sua pequena casa, ele estava exausto. Mesmo assim decidiu não quebrar sua rotina, sentou-se em frente a sua escrivaninha e começou a escrever sobre seus estudos. Mas o cansaço o venceu e ele resolveu ir dormir antes da hora de costume, ajoelhou-se ao lado de sua cama e começou a orar:
- Senhor Deus, peço que abençoes a Ana, ela é uma mulher fervorosa e busca adorar ao Senhor. Peço também por Jônatas ele parece ter entrado nos eixos. Quero também pedir que o Senhor continue guiando meus estudos, se minhas conclusões acerca do papel do Messias estiverem corretas envie-me um sinal e...
- SIMEÃO! - chamou uma voz misteriosa.
- Senhor Deus, é o Senhor?
- Sim, Simeão, eu ouvi sua oração, conheço seu coração e sei de sua sinceridade. O Messias, o meu filho será um redentor para Israel, ele livrará o meu povo e todos as nações do pecado. Ele trará queda e ascensão para muitos em Israel.
- Senhor, posso lhe pedir uma única coisa? Não me deixe morrer sem ver o Messias.
- Simeão, seu desejo será atendido.
Assustado, mas animado, Simeão deu um salto e correu para sua escrivaninha, pegou seus papéis e escreveu "Ele está vindo, o Messias está vindo!".

Muitos anos depois, Simeão já estava com idade muito avançada, Ana também, ela havia conseguido um trabalho no tempo e mesmo já velha sem ter que trabalhar ela passava dia e noite no templo orando, era considerada uma profetisa. Numa noite como qualquer outra os dois estavam discutindo junto com outros sobre o decreto que ordenava que as pessoas fossem a suas cidades natais para o censo, de repente uma estrela diferente pareceu brilhar no céu, Simeão lembrou-se imediatamente da profecia de Balaão "Uma estrela se levantará de Jacó" junto veio-lhe uma sensação única, chamando Ana para um canto ele disse a ela:
- Ele está chegando, finalmente virá um salvado para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário