sexta-feira, 27 de novembro de 2015

História da semana #114: O pai da fé parte 03 - o fim do começo

Você provavelmente já ouviu falar dele. Ele é o pai das duas maiores religiões do mundo. Foi um líder militar. Um peregrino. Alguém diferente de todos a sua volta. Presenciou milagres. Foi um exemplo para sua geração. O pai da fé. Abraão. Um homem que arriscou tudo que possuía por uma voz até então desconhecida. Não é a toa que seu nome é reconhecido pelo mundo todo. Nas próximas semanas vamos conhecer sua história. Desde seus primórdios na Babilônia até o legado que ele deixou para o mundo. Abrão, Sarai e Jairo estão de volta a Caldeia. Em meio a tanta idolatria, os três jovens tem de permanecer firmes nos caminhos do Deus de Sem, mas isso não será nada fácil. Jairo ainda está receoso a aceitar viver como herege do deus lua e Abrão não consegue mais esconder seus sentimentos por Sarai.

-Abrão, venha cá para adorar o deus lua. - gritava Terá para o filho. Era sábado, início da tarde e o patriarca vasculhava o acampamento atrás do jovem. Abrão, Jairo e Sarai se escondiam junto a algumas palmeiras. Logo, foram achados. Terá deu a ordem para os jovens, mas a resposta de Abrão para o pai foi surpreendente.
- Não posso ir, pai. Não acredito no Deus Lua e hoje é o sábado de Deus, que ele abençoou na criação do mundo!
- O que?! Você está lendo literatura proibida! Já te disse para não se envolver com essas mitologias de dilúvio e criação! Vamos, vá adorar e pedir perdão aos deuses.
Abrão ficou com medo. Os outros dois jovens ficaram parados. Não sabiam o que fazer. Receosos, eles partiram em direção a tenda, mas lá ficaram parados, nem sequer se ajoelharam. Terá olhou com reprovação para o trio, indicando que logo haveria um castigo. No acampamento, as notícias se espalharam e logo todos olhavam com reprovação para Abrão e seus amigos. Jairo não aguentava mais tamanha pressão. Pensava seriamente em voltar ao culto pagão. Abrão e Sarai permaneceram firmes, mas era difícil convencer o amigo a permanecer também. Um dia, Jairo foi escolhido para orar a uma divindade caldeia. Abrão passou horas tentando o convencer a não fazer a oração pública, mas o medo foi mais forte. 
Jairo foi a frente do acampamento e ficou em posição de adoração, mas as palavras não saíam de sua boca. O acampamento começou a ficar inquieto, até que Jairo começou a falar.
- Eu errei Deus! Tive medo dos outros e não confiei em Ti. Eu prometo que só vou adorar a ti a partir de agora!
Todos se olharam! A heresia dita pelo orador pegou todos de surpresa. Jairo foi levado até um local afastado onde levou várias chibatadas. Mesmo assim não renunciou a fé. Tomou a decisão de confiar em Deus, mas sabia que como servo poderia ser morto a qualquer momento, não usufruía da condição de príncipe como Abrão ou Sarai. No outro dia, arrumou uma pequena mala e partiu. Machucado pelos açoites, ele não titubeou. A despedida foi triste. Deixar os dois amigos foi algo que doeu em seu coração, mas era necessário. As últimas palavras trocadas com Abrão são importantes para a história:
- Para onde você vai agora?
- Vou para Salém. Ouvi dizer que lá existem muitos adoradores de Deus. Sabe Abrão, eu confessei em público meu maior medo. Não temo mais repreensões, confiei em Deus. Chega de segredos para mim, mas você aina tem algo escondido em seu coração, não é? 
Abrão sabia do que Jairo falava. Se despediu do amigo sem nem sequer imaginar que um dia se reencontrariam. 
No outro dia, Abrão e Sarai se encontraram como de costume pela manhã para adorar a Deus. Desta vez, Jairo não estava entre eles. Abrão, com o nervosismo no máximo, não conteve mais as emoções e seguiu o último conselho do amigo.
- Sarai, eu te amo e sinto que esse é o plano de Deus para nossa vida.

Bem, esse não é bem o fim da história, na verdade é o começo. Se você quer saber o que aconteceu depois, saiba que Abrão e Sarai se casaram e que, com o tempo, a família de Abrão aceitou sua nova fé. Mas esse é só o começo da saga do pai da fé. Em breve, voltaremos com novas histórias de Abrão, aguarde.

Epílogo: Um homem experiente se encontra sentado abaixo das árvores de Harã quando houve uma voz vinda do céu:"Abrão, sai da tua terra, da tua família e vai para onde eu te mostrar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário