sexta-feira, 20 de novembro de 2015

História da semana #113: O pai da fé parte 02 - Oração

Você provavelmente já ouviu falar dele. Ele é o pai das duas maiores religiões do mundo. Foi um líder militar. Um peregrino. Alguém diferente de todos a sua volta. Presenciou milagres. Foi um exemplo para sua geração. O pai da fé. Abraão. Um homem que arriscou tudo que possuía por uma voz até então desconhecida. Não é a toa que seu nome é reconhecido pelo mundo todo. Nas próximas semanas vamos conhecer sua história. Desde seus primórdios na Babilônia até o legado que ele deixou para o mundo. Na semana passada vimos um jovem Abrão, acompanhado de seus amigos Jairo e Sarai, ir em direção a um monte onde um ancião vivia para buscar respostas sobre a origem do mundo e o dilúvio. No acampamento dos pastores, as faltas dos jovens começam a preocupar os servos.

-Sem?! Você deve estar louco! - exclamou Sarai.
- Não estou Sarai. Tenho estudado nos últimos tempos e tenho razões para acreditar que aconteceu um dilúvio.
- Dê uma chance a ele, Sarai - pediu Jairo.
- Está bem, mas se nos metermos em encrenca juro que não falo mais com vocês! - respondeu a jovem.
Os três seguiram caminho pelo monte, subindo cada vez mais. Logo, a casa, feita de uma madeira diferente de tudo que eles já haviam visto, foi avistada. Os ânimos foram renovados. Gentilmente, Abrão estendeu a mão para Sarai, ajudando-a dar os últimos passos em um trecho íngreme. Ao chegarem na casa, Jairo, bateu palmas para chamar o anfitrião. Sem a resposta desejada, ele logo foi falando: "Vamos voltar de uma vez. Falei que não conseguiríamos nada aqui mesmo. Além disso devem estar preocupados."
- Espere, a porta está abrindo! - exclamou Abrão.
De dentro da casa, um ancião com barba longa e branca saiu surpreso.
- Ora, ora, jovens o que fazem aqui, devem ter errado o caminho ou...
- Procuramos por Sem. Ele está?
- Devem estar enganados, ninguém procura por Sem, a menos que...
- O que?
- Três jovens... vocês vem da Caldeia?
- Sim!
- Por que não disseram antes, vão entrando logo, deve estar frio e vou preparar algo para vocês. 
- Como sabia que somos da Caldeia?
- Uma longa história, sentem-se.
Os jovens se olharam e sentaram. O anfitrião tinha um comportamento um pouco esquisito, mas era educado e muito sábio, lembrava um pouco o famoso Yoda.
- Ele me falou que vocês viriam, só não sabia quando. - falou o ancião.
- Ele quem? - perguntou Sarai.
- Deus!
- Você fala com Deus? - perguntou o surpreso Abrão - Então ele é real?
- Claro que é! Falo com ele todo dia! 
Abrão não podia estar mais feliz. Fez diversas perguntas para o patriarca. Inclusive descobriram que Sem era seu parente distante. Descobriu também que Sem conheceu Matusalém, que conheceu Sete, filho de Adão. Abrão estava mais que convencido da veracidade de Deus, da criação e do dilúvio. Teve certeza sobre o arrebatamento de Enoque. A tarde caiu e longas conversas se sucederam ali. Sarai e Jairo também foram convencidos. Já era tarde da noite quando os jovens começaram a arrumar o pequeno fardo de bagagens que levavam. Sem tentou os persuadir a ficar a noite em sua casa, afinal as bestas feras do deserto poderiam atacá-los, mas Abrão, Jairo e Sarai decidiram voltar, afinal a angústia no acampamento deveria ser grande. Antes de sair entretanto, Abrão fez mais uma pergunta ao ancião:
- Após conhecer toda a beleza do mundo antes do dilúvio e saber de lugares lindos em que a natureza continua preservada, por que você decidiu viver como um ermitão no alto de um monte próximo a Ur dos caldeus?
- Bem, depois da conversa que tivemos hoje, não tenho outro motivo para crer senão o de que Deus me colocou aqui por você!
- Por mim?
- Claro. Sabe, Abrão, Deus tem um plano muito especial para você na história da humanidade!
- Ore por mim Sem.
- Vou orar, mas saiba que você também pode falar com Deus, basta chamá-lo e Ele o ouvirá.
Os três partiram pela montanha noite a dentro. Os anjos do Senhor estiveram com eles durante a descida e nada aconteceu. Chegaram sãos e salvos ao pé do monte, mas ainda tinham um longo caminho a percorrer até o pequeno acampamento dos pastores de Tera. Decidiram descansar um pouco. Enquanto isso, no acampamento, nenhuma barraca era usada para dormir. O pequeno grupo de pastores estava aflito. Equipes de busca foram montadas e percorreram quilômetros atrás do trio de adolescentes. Espadas e escudos eram empunhados pelos pastores que se preparavam para resgatar Abrão, Jairo e Sarai em um possível ataque de mercenários do deserto. O líder dos pastores não se conformava. Se perdesse dois dos filhos de Tera não sabia o que seu patrão poderia fazê-lo. As últimas equipes de busca voltavam sem sucesso. já quase no alvorecer do dia. Neste meio tempo, Abrão e seus amigos já tinham voltado da expedição. Foram recebidos pelos pastores com uma pequena festa, mas também com diversas repreensões vindas dos responsáveis pelo acampamento. "Terá ficará sabendo de sua pequena aventura, rapazinho!" Alertava um deles. A noite, Abrão, sozinho em sua tenda, pela primeira vez, esboçava uma prece ao Verdadeiro Deus. Foi a oração mais sincera feita em anos na Caldeia.
- Senhor Deus, Criador dos céus e da Terra, Deus de Enoque, de Noé e de Sem. Quero ser fiel a ti em tudo. Quero ser usado e cumprir Teu plano para mim. Me abençoa e me ajuda nas dificuldades. Meu pai Tera me obriga a adorar ídolos. Me ajude a não precisar fazer isso. Fique com Jairo, que ele possa aprender mais sobre Ti e se entregar a Ti. Abençoe Sarai e se possível a coloque em minha vida, eu a amo e sinto que é Seu plano para vida que eu fique com ela. Cuide de Sem. Abençoe minha família e cuide dos pastores durante esta expedição. Se o velho Sem estiver certo, o Senhor esta me ouvindo, quero que saiba que já pode colocar o seu plano para mim em ação. Perdoe os meus pecados, amém.

Na próxima semana Abrão volta a Ur e tem de encarar o resultado de suas escolhas de fidelidade. A conclusão do arco adolescente de Abrão, a decisão de Jairo e a grande declaração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário