sexta-feira, 30 de outubro de 2015

História da Semana #111 - O Plano - Parte 2

Na última semana conhecemos a história de Jacob e Misael, dois zelotes que viam na situação frágil da política de seu povo a oportunidade de armar uma revolta contra os romanos. Os zelotes planejavam contar com o apoio dos cristãos para invadir a prisão e libertar presos, já que Pedro, líder dos cristãos também estava detido. Após a recusa dos cristãos, os dois e seu grupo tentarão executar seu plano revolucionário


- Eu soube que Herodes planeja fazer o julgamento de Joseph e de Pedro amanhã. - informou Misael enquanto a noite caía em Jerusalém.
- Mais um motivo para libertarmos Joseph esta noite. - respondeu Jacob - é uma pena que os seguidores de Jesus não tenham se juntado a nós no plano de invadir a prisão. Esse tal Pedro não parece um criminoso.
- Infelizmente ele encontrará a morte, Herodes não é justo com seus prisioneiros. - concluiu Misael.
- Mas e quanto ao que eles falaram sobre oração... seria possível que Deus operasse um milagre e livrasse esse Pedro da morte? - perguntou Jacob.
- As vezes eu fico pensando que Deus nos abandonou, os romanos nos subjugam facilmente e nosso líder Herodes não parece se importar nenhum pouco conosco. - respondeu Misael.
- Mas não era você que queria voltar-se para Deus e achava que tínhamos nos afastado dEle?
- Deixa isso pra lá Jacob, temos que nos concentrar na execução de nosso plano. Já está quase na hora combinada, vamos para nossas posições.
- Esperem! - uma voz interrompeu a conversa dos dois.
- Você não é um dos seguidores de Jesus que falou conosco ontem? - disse Jacob.
- Sim, me chamo Oseias. Vocês devem ser Misael e Jacob?
- Sim, somos nós, vocês mudaram de ideia sobre nossa aliança? - respondeu Misael.
- Na verdade não, mas recebemos uma informação de que Pedro está sendo guardado por uns 16 guardas, sendo que há dois que dormem ao lado dele, acho que esse prisioneiro que vocês querem libertar também deve estar fortemente guardado.
- Não se preocupe, estamos preparados para quantos romanos forem necessários. - respondeu Jacob.
- Enfim, se mudarem de ideia gostaria de convida-los para se juntarem a nós em oração esta noite, poderíamos orar por esse seu amigo - disse Oseias - talvez pelo menos uma libertação espiritual ele poderia alcançar. 
- Sinto muito, mas já está na hora de executarmos nosso plano, não podemos desmarcar com nossos companheiros.
- Então, eu poderia ir com vocês? - perguntou Oseias.
- Bem, acho que não haveria problema, mas não nenhuma gracinha. - respondeu Misael. - fique junto comigo quando chegarmos lá.
- Certo. - respondeu o jovem cristão.

Ao chegarem nos locais combinados os zelotes começaram a olhar uns para os outros para ver se todos estavam em suas posições. Tudo certo. Então o plano ia entrar em execução. Enquanto Jacob se aproveitaria da troca de guardas, Misael e Oseias subiriam no telhado para acessarem a prisão. Enquanto outros três zelotes auxiliariam Jacob a passar pelos guardas da entrada e invadir a prisão, dois outros zelotes que sabiam mais ou menos como atirar com arco e flecha ficariam como vigias avistando a movimentação a distância, prontos para intervir. Uma vez lá dentro, Jacob lideraria seu grupo rumo a cela de Joseph (o líder que queriam liberar) e Misael e Oseias usariam o fator surpresa para se livrarem de outros guardas e irem libertando outros prisioneiros, até chegarem a cela de Pedro, onde teriam trabalho para se livrarem dos dezesseis guardas, mas a essa altura já esperavam ter apoio de Jacob. Com boa parte dos presos soltos os zelotes inciariam um motim dentro da prisão e fariam reféns depois sinalizariam de alguma forma para que outros zelotes espalhados pela cidade também iniciassem motins. O plano havia mobilizado zelotes de várias partes de Israel que haviam ou estavam vindo para Jerusalém, mas se o plano inicial de invadir a prisão não desse certo, então tudo não passaria de um grande fracasso.

- Vamos, é agora! - disse Misael para Oseias enquanto os dois se abaixavam para não despertarem atenção.
Enquanto isso Jacob atacou o surpreso guarda com um chute derrubando-o. Outros zelotes vieram ajuda-lo enquanto outros guardas romanos tentaram impedi-los. Misael e Oseias invadiram a prisão pelo teto e foram surpreendidos pela falta de guardas no seu caminho até as celas de outros prisioneiros. "O que é isso?!" perguntavam alguns, "Rebelião" era a resposta que fazia prisioneiros saírem de suas celas. Até que um grito interrompeu a libertações:
- Parem! Fomos comprometi... - era a voz de um dos sentinelas que parecia ter sido apanhado.
Jacob não teve sucesso, ao invadir a cela de Joseph ele foi surpreendido pela ausência do prisioneiro.
- Droga! Fomos entregues!
Os zelotes começaram a tentar fugir, alguns conseguiram escapar, outros foram presos pelos romanos e foram detidos. Na ala em que Pedro estava nada aconteceu, os zelotes ainda não haviam chegado lá e os guardas receberam ordens de guardarem posição. Jacob foi tentar encontrar-se com Misael e Oseias, quando os avistou já foi saltando em cima de Oseias:
- Foi você não foi! Vocês nos entregaram aos romanos! - gritava o zelote.
- Não, nós não falamos nada! - se defendeu o jovem cristão.
- Ele não entregou vocês. Fui eu. - a enigmática voz de Elijah encheu de pavor os revolucionários que se viram cercados por uns quatro soldados romanos - Vocês acharam mesmo que poderiam invadir uma prisão com um punhado de homens.
- Por que você fez isso Elijah? - perguntou Misael.
- Os romanos iriam me matar, agora vão me pagar. - respondeu o traidor do movimento - todos sabíamos que isso nunca daria certo os romanos são muitos e nós somos alguns poucos.
- Vai se arrepender do dia que nos traiu!- disse Misael desembainhando a espada de um soldado desatento e atacando aquele que já havia sido seu companheiro.
Os três conseguiram se livrar dos soldados que os cercavam, com certeza eram recrutas, pois não ofereceram muita resistência.
- Nós os matamos? - perguntou o assustado Oseias.
- Não, eles viverão. - respondeu Jacob - desculpe por ter lhe acusado.
- Tudo bem, vamos libertar Pedro, seu amigo também deve ter sido movido para aquela ala, é a mais bem guardada.
- Esperem! - disse Misael, enquanto os três entravam no corredor da cela em que Pedro estava - O que é aquela luz?!
- É um anjo! - disse o animado Oseias - Deus ouviu as orações de nossa igreja.
- Os guardas nem se mechem, estão paralisados! - disse o espantado Jacob.
O anjo entrou na cela de Pedro e alguns momentos depois os dois saíram de lá e foram seguindo pelo corredor até alcançarem uma saída.
- Vamos! - disse Oseias.
- Não! - disse Misael - se formos agora os guardas vão nos notar e despertar.
- Vamos, eu conheço outra saída. - disse Jacob.

Uma vez longe da prisão os três pararam para descansar.
- Embora o plano não tenha dado certo, acho que Deus nos mostrou o que devíamos ver para crer. - disse Jacob.
- O Senhor ouviu as orações da igreja! - disse Oseias.
- Gostaríamos de nos juntar a sua igreja, esse Jesus realmente parece ter poder, e a fé de vocês é algo grandioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário