sexta-feira, 23 de outubro de 2015

História da Semana #110 - O Plano - Parte 1

A última páscoa ainda ocupava os pensamentos dos primeiros cristãos. Não só pelas celebrações judaicas ou por lembrarem-se de que fora aquela a data na qual alguns anos antes Jesus havia entregado sua vida pelas deles, mas também pelo triste fato de que Pedro, o apóstolo e um dos líderes da igreja primitiva havia sido detido e preso por ordem de Herodes que queria agradar os líderes judaicos. A situação ficava ainda pior pelo fato de não muito tempo antes, Tiago, filho de Zebedeu e irmão de João ter sido executado também a mando de Herodes. Mas diante dessas terríveis circunstâncias a igreja ainda perseverava na oração. Entretanto a história dessa semana terá um foco diferente, vamos seguir Jacob e Misael, dois partidários do movimento zelote que viram nessa fragilidade da igreja cristã e do governo israelita uma forma de alcançarem seus objetivos revolucionários.
- Como vamos fazer para libertar Joseph? - perguntou o inquieto jovem Misael.
- Eu não faço a mínima ideia. - respondeu Jacob. - como prisioneiro de Herodes ele não demorará muito para ser julgado e condenado a morte.
- E o pior de tudo é que Herodes só fez isso para agradar os romanos. - retrucou Misael - logo agora que estávamos planejando o ataque contra o palácio.
- Eu acho que sei como podemos libertá-lo. - disse uma voz no canto da sala que assustou os dois jovens.
- Oh Elijah, eu nem o vi entrar. - disse Jacob se acalmando. - explique o seu plano.
- Na verdade ainda não é bem um plano, é uma oportunidade. - disse o enigmático senhor que possuía uma cicatriz no olho - Vocês já ouviram falar dos nazarenos?
- Sim, são os seguidores daquele tal rabi Jesus, aquele que foi crucificado a alguns anos, certo? - respondeu Misael.
- Esses mesmos. - disse Elijah.
- Mas o que tem eles? - perguntou Jacob - são todos muito pacíficos, como poderiam nos ajudar?
- É aí que entra a notícia que eu trouxe para vocês. - disse Elijah puxando uma cadeira para se sentar a mesa - eu soube que um tal de Pedro, um dos líderes deles, foi preso junto com nosso líder Joseph, e acho que eles também querem libertar seu líder.
- Eu já ouvi falar desse Pedro - disse Misael - ele pregou para uma multidão a alguns anos, dizem que três mil se converteram.
- Enfim, vocês conhecem algum cristão com quem podemos nos comunicar? - perguntou Jacob.
- Eu posso cuidar disso também. - disse Elijah - Simão, um dos nossos virou seguidor desse Jesus quando ele ainda era vivo, acho que ainda posso falar com ele, mas vocês terão que elaborar e executar o plano, eu soube que Herodes também colocou um prêmio pela minha cabeça e tenho que fugir.

Alguns dias depois...
- Elijah fugiu para Damasco, ele não havia conseguido falar com Simão, mas deixou um endereço para irmos, disse que estariam nos esperando. - disse Misael para seu companheiro Jacob.
- Eu já avisei os outros zelotes, eles falaram que é a oportunidade ideal não só para libertarmos nosso líder, como também para começarmos uma rebelião.
- Ótimo. Vamos agora mesmo falar com esses seguidores de Jesus,

Era noite quando os dois homens chegaram ao endereço e bateram a porta. Foram recebidos por um servo que olhou para o dono da casa e deixou os homens entrarem.
- Bem vindos, vocês devem ser Jacob e Misael. - disse o dono da casa.
- Sim - respondeu Misael vendo que haviam várias pessoas na casa, inclusive mulheres e crianças, o que ele não esperava encontrar em uma reunião de estratégia rebelde.
- Fomos informados de que teriam um plano para libertar Pedro e um outro prisioneiro. Vocês são doutores da lei? Acham que podem defender Pedro no julgamento?
- Na verdade somos zelotes. - disse Jacob um pouco surpreso.
- Oh, vocês são revolucionários. - disse Oseias, um jovem cristão que ali estava. - desculpem mas não aspiramos...
- Espere, deixe que eles falem. - disse Tiago, irmão de Jesus e outro dos principais líderes da igreja primitiva - qual é o plano de vocês?
- Isso - disse Misael abrindo sua túnica e mostrando um punhal - essa é a linguagem que usamos para nos comunicar com Herodes e com os romanos.
- Sinto muito, mas não temos interesse na violência. - respondeu Tiago.
- Ora, servimos ao mesmo Deus, e acreditamos que esse Jesus foi um grande mestre, temos interesses em comum, então por que não trabalharmos juntos?
- Jesus foi mais que um grande mestre. - disse uma senhora que estava de pé.
- Nossas armas são a fé em Deus e a oração. - disse Tiago se dirigindo a porta e abrindo-a.
- Eu os conduzo a porta. - disse Oseias tentando ser educado.
- Saibam que estão cometendo um grande erro. - disse Jacob.
- Os prisioneiros de Herodes nunca tem um julgamento justo, Pedro irá morrer. - completou Misael enquanto saia pela porta.

Os dois homens saíram decepcionados, sabiam que seu plano seria seriamente afetado pela ausência de homens que faziam parte da estratégia.
- Não se preocupe, ainda dá para executarmos o plano. - disse Jacob tentando confortar o triste amigo.
- Eu não estou triste por isso, é que essa conversa com esses crentes me fez ver o quanto nos afastamos de Deus.
- Como assim? - retrucou Jacob.
- Quando eu entrei para o movimento zelote queria ajudar a devolver a identidade de nosso povo, expulsar os pagãos e restaurar o verdadeiro culto ao Senhor, mas com o tempo...
- Só olhamos para a política e esquecemos de Deus. - completou Jacob.

Ao chegarem na base zelote os dois homens tentaram afastar os pensamentos religiosos para focarem no plano. Ao contarem para seus companheiros revolucionários da recusa dos seguidores de Jesus os dois homens voltaram a sentir o ardor revolucionário incendiar seus peitos e terminaram a reunião distribuindo armas e recomendando que todos estivessem em suas devidas na noite seguinte, pois o pano seria executado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário