terça-feira, 6 de outubro de 2015

História da Semana #108 - Coragem até o fim

- Qual a situação de nossos adversários? - perguntou o pensativo rei Davi que andava de um lado para o outro em sua tenda.
- Eles vem em duas companhias, dois grupos que convergirão em um mesmo lugar para nos atacar. - disse Abisai, irmão do general Joabe e líder dos chamados "Os 30", a elite do exército de Davi.
- Com certeza são mais inimigos do que esperávamos meu rei. - disse Samá, filho de Agé, um dos três principais guerreiros de Israel.
- Joabe está com a maioria das tropas e há soldados em todas as partes de Israel, poderíamos chama-los. - sugeriu Jasobeão, outro honrado soldado que certa vez matou oitocentos homens em uma só batalha com uma só lança.
- Não haveria tempo hábil para o fazermos. - disse o preocupado Eleazar, filho de Dodo, outro grande guerreiro - acho que o senhor rei deveria voltar ao acampamento com Joabe e o restante do exército.
- Não só eu como todos nós e nossas tropas - disse o rei - uma vez lá podemos nos reunir novamente e pedir o conselho de Deus.


Após essa conversa os líderes do exército voltaram para suas tendas. O rei Davi estava no auge de sua expansão territorial e a fama de seus exércitos corria a região. Davi e seus homens sabiam que o principal responsável por tantas conquistas era Deus, o Senhor dos Exércitos, e de fato quando reconhecemos o poder de Deus em nossas conquistas Ele as aumenta. Naquela ocasião eles estavam na região de Pas-Damin se preparando para a peleja contra seus grandes inimigos, os filisteus. Após alguns instantes de pensamento dos generais todos estavam orando em suas tendas. As horas passaram e quando a noite ia caindo Davi chamou os oficiais para a tenda de guerra.

- Eu estive orando e pensando sobre os passos que decidimos tomar na batalha que travaremos contra os filisteus. - começou o rei.
- Eu também estive pensando e acho que estamos sendo covardes. - completou Samá.
- Estive orando e sinto que Deus ordenando que batalhemos contra os filisteus sem fugir. - disse Jasobeão que entrava na tenda naquele instante.
- Racionalmente parece suicídio, mas Deus é conosco e sabemos que Ele pararia o sol para nos ajudar. - disse Eleazar.
- Acho que devemos enviar mensageiros a Joabe, avisando que não recuaremos. - disse o rei.
- Eu mesmo posso cuidar disso - disse Abisai que embora estive estourando de coragem estava com saudade do irmão.
- Ótimo então - disse o rei - Abisai sairá hoje mesmo para levar a mensagem a Joabe e amanhã pelejaremos contra os filisteus.

No dia seguinte os soldados estavam confusos com as mudanças repentinas de protocolos a tomar, mas logo tudo ficou esclarecido e os israelitas foram tomando posição no campo de batalha. Os filisteus estavam em maior número, mas os israelitas mantiveram posição conforme os inimigos iam se aproximando. Os exércitos estavam frente a frente em uma plantação de cevada e quando os comandantes filisteus deram a ordem a batalha começou. Por estarem em maior número os filisteus começaram melhor e cercaram os israelitas que se puseram em fuga. Vendo isso o Rei Davi desceu de sua carruagem e mandou que seu escudeiro batesse em retirada.
- Mas o senhor irá morrer! - disse o desesperado rapaz.
- Apenas vá! - disse Davi olhando para seus valentes que sabia que ficariam firmes.
Enquanto as tropas de Israel corriam em fuga, apenas alguns soldados ficaram e o rei gritou ajuntem-se. Logo uma meia dúzia de israelitas se ajuntou ao lado do rei e foram dando passos para trás.
- Sintam a brisa balançar as cevadas, esfriar-lhes a face e aquecer suas almas, pois hoje o Senhor Deus dos Exércitos nos dará a vitória! - disse o rei com um sorriso no rosto.
Os corajosos homens de Israel que haviam restado lutaram bravamente naquele dia, Jasobeão com sua lendária lança golpeava os inimigos e via seus companheiros fazerem o mesmo.
Eleazar ficou ao lado do rei Davi e com sua espada matou mais inimigos que em qualquer outra batalha de sua vida. Na verdade sua atuação no campo batalha foi tão tremenda que no meio da peleja ele sentia sua mão dormente e a espada grudada. Quando o último dos filisteus caiu, muitos dos inimigos de Israel já se haviam se posto em fuga.

Mais soldados de Israel começaram a surgir as costas dos que haviam lutado, para o saque e enquanto eles se aproximavam com gritos de guerra, os corajosos se juntaram e se ajoelharam para agradecer a Deus por tão tremenda vitória. Na volta ao acampamento os soldados comemoravam e Samá não deixou a piada passar:
- Sabe Eleazar, agora temos de dar um jeito de tirar essa espada de sua mão.
O guerreiro que massageava o pulso para conseguir soltar a arma apenas riu e todos exaltaram o nome de Deus e a coragem dos guerreiros que haviam persistido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário