sexta-feira, 7 de agosto de 2015

História da Semana #101 - Inquietações

Todos no reino de Judá estavam inquietos e ansiosos, a promessa divina de que derrotariam um combinado de três exércitos inimigos naquele dia deixava algumas dúvidas de como o Senhor agiria para cumprir tal promessa tão difícil. Porém para Deus nada é difícil o bastante para impedi-lo de cumprir suas promessas e ajudar o seu povo.


Josafá estava inquieto em sua carruagem, ele não conseguia se concentrar no caminho rumo ao campo de batalha, pensava apenas em como o Senhor responderia as orações do povo em relação a batalha que estava para acontecer. Josafá havia crescido ouvindo sobre como Deus tinha libertado o povo da escravidão no Egito abrindo o mar e de como os havia guiado a Terra Prometida. Havia aprendido sobre as vitórias de seu povo contra outros povos por meio da ajuda de Deus, conhecia também as leis de Deus e sabia que o Senhor cumpriria a promessa de que sairiam vitoriosos naquele dia. Josafá era filho do rei Asa, seu pai havia sido leal ao Senhor e ele seguia o seu reinado pelo mesmo caminho. De repente o moço que conduzia sua carruagem o cutucou e fez sinal em direção ao general que passava ao lado com sua carruagem.
- Senhor, meu rei, não gostaria de falar algumas palavras aos homens para que possamos ir fortalecidos para o combate.
- Claro. - concordou o rei fazendo sinal para que os soldados parassem - Homens de Judá e povo de Jerusalém - começou o rei - hoje vamos para uma das maiores batalhas de nossas vidas, o inimigo é muito numeroso e está preparado. Mas o Senhor nos prometeu que os entregaria em nossas mãos hoje, portanto tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados, tenham fé nos Seus profetas e vocês terão vitória.
Josafá ordenou então que alguns homens fossem a frente louvando a Deus e todos continuaram o caminho em direção ao deserto. Josafá lembrou-se dos dias anteriores, de como a notícia de que amonitas, moabitas e edomitas se juntaram para atacar Judá havia chocado a todos em Jerusalém. De como o ele havia convocado o povo a se reunir em jejum e oração e de como Deus havia se manifestado por meio do profeta Jaaziel para garantir que ele daria a vitória a Josafá e seus homens. Mesmo tendo certeza de que Deus cumpriria a promessa de triunfo sobre os inimigos ele ainda temia, será que a batalha seria fácil? Será que muitos homens de Judá morreriam? Ou será que Deus fulminaria todos os inimigos de uma vez? Talvez os inimigos inexplicavelmente se entregariam. O rapaz que conduzia a carruagem real e também era escudeiro do rei mais uma vez chamou a atenção do rei que estava perdido em seus pensamentos:
- Senhor, - disse o rapaz - algo lhe preocupa?
- Sim, tenho muitas dúvidas quanto ao modo como Deus nos proporcionara a vitória hoje.
- Senhor, se me permite dizer, acho que nós não deveríamos nos preocupar quanto ao modo de Deus agir, afinal se sabemos que venceremos, do que importa o modo como virá a vitória? Afinal, Deus sempre age da melhor maneira possível, por isso o que acontecer será o melhor.
- Você tem razão, acho que na verdade não estava tendo fé suficiente para acreditar na promessa do Senhor, agora sim estou seguro sobre os próximos acontecimentos. Sei que Deus fará o...
De repente alguns gritos interromperam a conversa do rei com seu escudeiro.
- Parem a música! - ordenou o rei tentando se concentrar no som. - General - falou chamando a atenção do comandante de seu exército - será esse o grito de guerra dos nossos inimigos?
- Já estamos perto o bastante para ouvi-los, mas esses gritos parecem ser de agonia, de dor, não de chamado ao combate.
A dúvida persistiu entre os soldados e o rei elevou uma silenciosa prece a Deus, seria agora o início de um duro e sangrento combate? Mas só foram necessários mais alguns metros de marcha para que os exércitos do Deus-Vivo vissem a providência divina acontecendo, o Senhor havia confundido a cabeça dos amonitas e moabitas fazendo com que eles cegamente atacassem os edomitas e posteriormente atacassem uns aos outros, quando os hebreus chegaram ao campo de batalha o rei Josafá desceu de sua carruagem e andou alguns passos contemplando a ruína de seus poderosos inimigos, no fim Deus havia sido o mais poderoso e dado a vitória de graça a Judá. O rei maravilhado e com um sorriso no rosto virou-se para suas tropas e disse em voz alta:
- Homens, podem continuar os louvores, o Senhor nos deu a vitória!
Então os cânticos a Deus não cessaram e o rei se ajoelhou para orar a Deus.

Lembre-se não há inimigo na sua vida que seja mais poderoso que Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário