sexta-feira, 8 de maio de 2015

História da Semana #91 - Reunião de Família

Família, essa é sem dúvida uma das melhores coisas que Deus criou. Sem a família a vida do ser humano ria ser triste,solitária e quem sabe nem fosse possível. Embora sejamos todos da família de Deus, portanto irmãos, aqui na Terra há várias famílias, afinal nosso mundo é grande e populoso. Aí vem aquela coisa de árvore genealógica, que só cresce, e aí as vezes ficamos contando quantos tios temos, quantos primos, e normalmente dá um número bem alto de pessoas. Mas numa sociedade como a nossa é muito difícil que todos os parentes estejam próximos e constantemente estejam em contato uns com os outros, por isso acontecem as chamadas reuniões de família, em que vários parentes de vários lugares se juntam para uma confraternização e gente que não se via a anos se encontra, é um espetáculo. Nos tempos bíblicos também haviam algumas dessas reuniões, mas a que vamos falar hoje é a de uma família muito problemática em que uma reunião de família foi uma grande surpresa.
O pequeno Efraim estava bastante eufórico naquele dia, "finalmente vou conhecer meus primos" dizia ele para seu irmão Manassés, um pouco mais velho, "Quero mesmo é falar com o vô Jacó, ele deve ter muitas histórias para contar" respondia Manassés. O toque na porta os fez pularem de onde estavam sentados, mas ainda não eram os visitantes tão esperados pelos irmãos, era só um servo de José que havia chegado com mais alimentos para o banquete de logo mais.
- Pelo jeito a comida vai ser muita hoje. - disse Efraim brincando.
- Tomara que seja boa também. - respondeu Manassés.
Os dois sentaram-se e continuaram a se entreter com algumas pequenas peças de madeira.
- O que será que nossos tios fazem? - perguntou o caçula curioso.
- Uma vez o pai disse que vinha de uma família de pastores. - respondeu Manassés, o irmão mais velho.
- Hum, é verdade, ouvi isso também. - concordou Efraim - Será que esses são os mesmos irmãos que venderam nosso pai como escravo?
- Bem, sim, mas acho que agora eles já estão arrependidos. - disse Manassés com cuidado, pois sabia que esse era um assunto delicado.
- Que coisa, eu acho que nunca te venderia como escravo Manassés.
- Eu também não lhe venderia, mas não vamos falar disso, o pai disse que isso é coisa do passado e que já perdoou seus irmãos.
- Como é bom quando as pessoas se perdoam e tudo fica bom.
- Manassés, Efraim! - o grito da mãe Azenate interrompeu a conversa dos dois - Vão se arrumar, os convidados já estão chegando.
Após algumas horas os dois irmãos assim como todos os servos da casa e os nobres convidados já estavam prontos para a chegada. E o momento tão aguardado chegou, uma caravana de cerca de 70 pessoas começou a chegar no pátio da grande residência de José. Os servos sempre eficazes já começaram a descarregar as bagagens e guardar os animais que haviam vindo junto. Aquela altura José já havia revisto todos os seus parentes e só restava apresentar a seu pai, seu irmãos e seus outros parentes a sua família. Ele começou por Azenate, sua esposa que estava muito feliz com a situação, depois apresentou a seus irmãos os dois filhos Manassés e Efraim, e por último seu pai Jacó conheceu os dois netos e chorou de emoção.
O restante da comemoração que durou mais que um dia foi espetacular, muita comida, agradecimentos a Deus, brincadeiras entre os dois filhos de José e seu primos recém conhecidos, e muitas muitas histórias engraçadas e de aventura. Mesmo naquela família que havia passado por tantas dificuldades ao longo dos anos (se você não conhece a história da família de Jacó, leia-a na Bíblia) Deus atuou para resolver os problemas e reunir todos para um final feliz. Ele também pode fazer isso com você e sua família, mas para que isso aconteça devemos fazer algumas coisas também, os irmãos de José tiveram de se arrepender e José teve de perdoá-los, esses dois passos são cruciais e indispensáveis para fazer de uma família com problemas, uma família feliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário