sexta-feira, 17 de abril de 2015

História da semana #90: O Senhor dos Exércitos- parte 2

15º ano do reinado de Davi, Síria, um dia depois da guerra

O mensageiro já mais calmo e recuperado das feridas se dirigiu até a sala de reuniões do palácio, lá Hadadezer e os reis da região se reuniam para tomar decisões sobre a guerra. Já pedimos ajuda uma vez e Joabe nos derrotou, será que não vale apena se entregar e poupar vidas? disse o rei. As opiniões divergiram. Neste momento o mensageiro entrou na sala e, respeitosamente, saudou os reis sírios. Quando a palavra foi passada a ele, o mensageiro começou a falar o que ocorreu depois que Joabe marchou em direção a fronteira.


15º ano do reinado de Davi, fronteira entre Síria e Israel, um dia antes da guerra

-Vamos atacar amanhã, estejam preparados- disse Joabe a seu numeroso exército, entre eles o mensageiro disfarçado. Após um discurso de motivação os soldados foram dormir, o dia seguinte seria longo e cansativo.

15º ano do reinado de Davi, fronteira entre Síria e Israel, primeiro dia de guerra

Joabe e seus principais generais já estavam de pé e prontos para a guerra ao nascer do sol. Os soldados levantaram e rapidamente se aprontaram e fizeram o desjejum que foi seguido por um discurso inspirador de Abisai sobre a travessia do mar vermelho e o poder de Deus para reverter resultados. O Deus do impossível pensou o mensageiro vamos ver se Ele derrota a poderosa Síria. Os soldados romperam marcha, perfilados por batalhões tinham a frente o mais aclamado general do reino, era quase como ter Davi em seus melhores dias de general. Joabe cavalgava confiante, o nervosismo não conseguia superar sua aparência destemida. Os sírios e amonitas já estavam preparados no campo de batalha. Após alguns minutos de troca de farpas e desafios feitos pelos generais a ordem de ataque foi soada quase que uníssona pelos líderes dos exércitos, milhares de soldados com diferentes armaduras se digladiavam. A vantagem parecia pender para os inimigos de Israel, em maior número os sírios e amonitas pareciam subjugar os israelitas, Urias, um dos 30 soldados principais do exército se juntou a Joabe em sua área de guerra, os dois juntos pareciam imbatíveis contra vários inimigos. Urias, que tinha uma ótima visão de guerra orientou Joabe a recuar, aquela batalha estava perdida. Joabe então se distanciou dos inimigos e soou a trombeta, o toque desanimador soou como música nos ouvidos sírios, que não tiveram pena de seus inimigos e mataram vários israelitas em fuga. O mensageiro voltou a se disfarçar e ir ao acampamento israelita. As tropas desmotivadas de Joabe se lamentavam em rodas em volta de fogueiras, mal comeram e foram dormir.

15º ano do reinado de Davi, fronteira entre Síria e Israel, segundo dia de guerra

Ao acordarem os soldados ainda tinham vivas em suas lembranças as cenas da derrota. Joabe não escondia mais seu nervosismo, mas tentava passar uma imagem boa a seus comandados. Algumas horas depois já estavam em campo de batalha, os sírios e amonitas estavam em larga vantagem de número e subjugaram novamente os israelitas que fugiram novamente.

15º ano do reinado de Davi, fronteira entre Síria e Israel, terceiro dia de guerra

No terceiro dia de guerra o discurso de Joabe pareceu motivar mais os israelitas, o general falou que a batalha não estava perdida, voltou a citar o êxodo e Deus dos Exércitos, ainda pediu que os soldados honrassem os soldados mortos com a vitória naquele dia. No campo de batalha a guerra os israelitas venceram de forma inimaginável. Os inimigos, em maior número, os cercaram, mas Joabe e Abisai conseguiram vencê-los. As palavras de Joabe foram claras: "Seja corajoso! Vamos lutar com firmeza pelo nosso povo, pelas cidades e por Deus. E que seja feita a vontade do Senhor." Aquela vitória forçou os sírios a pedir ajuda a Damasco.

15º ano do reinado de Davi, fronteira entre Síria e Israel, ultimo dia de guerra

Alguns dias depois os sírios de Damasco chegaram e a guerra continuou. O temido general Sobaque, conhecido até no Egito comandava o exército. Na batalha os sírios e amonitas pareciam vencer, fortalecidos pelo reforço da capital. Urias, sempre atento, descobriu o segredo dos sírios e amonitas, Sobaque disse o soldado a Joabe derrote-o e os sírios ficaram desnorteados. Joabe se deu conta de que o amigo estava certo. Se dirigiu em direção a Sobaque , os soldados que faziam a segurança dos generais já tinham sido mortos ou mandados a outros pontos de batalha, os generais notaram a proximidade um do outro e deram ordens de não ser incomodados, queriam um duelo particular, os soldados se afastaram, apenas os dois, cara a cara. O duelo começou, ambos eram muito habilidosos e cautelosos, Sobaque partiu para cima, os golpes desferidos eram defendidos por Joabe que logo resolveu atacar também. Alguns minutos daquele duelo e Sobaque, já cansado resolveu aumentar a ofensividade, conseguiu jogar a espada de Joabe longe e deixou o general desarmado, logo o israelita caiu ao chão, Sobaque estava pronto a desferir seu último golpe, a vida de Joabe passou por sua cabeça, a morte de Asael, seu irmão, o assassinato de Abner, a briga com Davi, a posse como general, a conquista de Jerusalém, tudo voou sobre os olhos do general. Sobaque levantou sua espada e rispidamente a cravou no chão, logo notou que o corpo de Joabe não esta encravado pela espada, o general desviou no último segundo. Joabe desferiu um soco no oponente que derrubou Sobaque. A espada encravada no chão foi arrancada por Joabe que a cravou no abdômen do general dos inimigos. Ferido o israelita pegou sua espada e voltou a batalha. O mensageiro viu tudo aquilo. Ao ir socorrer o general, ele exalava os últimos suspiros, avise o rei, Joabe está indo.

15º ano do reinado de Davi, fronteira entre Síria e Israel, um dia após a guerra

O mensageiro corria apressadamente em direção a uma das cidades fortificadas sírias que se encontravam perto da fronteira com Israel, mesmo com um sério corte na perna, sua disposição o ajudava a se manter de pé, a mensagem a ser entregue ao rei Hadadezer era muito importante. Como as coisas mudaram tão rapidamente? Em poucos dias uma campanha militar bem sucedida pelo Eufrates se tornara numa das maiores derrotas da história recente do reino, a vitória estava em nossas mãos, como foi que Joabe conseguiu? se perguntava aquele jovem.
15º ano do reinado de Davi, fronteira entre Síria e Israel, um mês após a guerra

Alguns dias depois Joabe chegaria até Hadadezer e forçaria o inimigo a se entregar, a Síria se tornou vassala de israel, Amom seria conquistada um ano depois. Após a guerra, o mensageiro e outro soldado, prisioneiros de guerras, conversavam sobre a guerra, o mensageiro, triste falou:
- Perdemos a guerra por causa do Deus deles. Ele é o Deus do impossível, o Senhor dos Exércitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário