sexta-feira, 26 de setembro de 2014

História da Semana #62 - Pacto de Sal

Porventura não vos convém saber que o Senhor Deus de Israel deu para sempre a Davi a soberania sobre Israel, a ele e a seus filhos, por um pacto de sal?
2 Crônicas 13:5

O capítulo 13 do livro de 2 Crônicas conta-nos a história do rei Abias, neto de Salomão e rei de Judá. Muito tem se discutido entre teólogos sobre sua situação espiritual, pois enquanto o livro de 1 Reis o apresenta como um monarca idólatra, no livro de 2 Crônicas fica entendido que ele era de certa forma um rei que buscava o Senhor. Para tentar conciliar os dois relatos tem se proposto que no início de seu reinado ele era um rei ruim espiritualmente e no decorrer do reinado foi se aproximando de Deus.
Tal teoria tem vários aspectos favoráveis, mas só de exemplo pode-se citar o reinado de seu filho Asa que era muito temente a Deus, ora se Asa era tão próximo de Deus é muito possível afirmar que seu pai havia lançado as bases de uma reforma espiritual. Enfim, Abias era o segundo rei do reino do sul, Judá. No reino do norte, Israel, Jeroboão reinava sobre uma nação idólatra e pecadora. Os dois reis constantemente travavam pequenas batalhas nas fronteiras de seu reino, pois ainda era razoável a ideia de um reino unificado. Mas aquela tinha tudo para ser a maior batalha entre os dois reis. Quer saber como ela aconteceu e que venceu? Então continue lendo para descobrir.
Era um dia quente nos montes de Efraim, os soldados de Judá se preparavam para o combate que seria o maior de suas vidas. Alguns olhavam pelo vale e viam o exército de Israel sob o comando do Rei Jeroboão, e os israelitas não estavam de brincadeira, haviam 800 mil deles, todos do bom e do melhor que o exército de Israel tinha para oferecer. Mas do outro lado o exército de Judá também era grande, 400 mil homens igualmente hábeis. Mesmo tendo um exército grandioso os homens de Judá, comandados pelo Rei Abias sabiam que do outro lado estava um exército maior e temiam a derrota provável. Porém o Rei Abias não compartilhava deste pensamento, nos últimos meses ele havia começado a se dedicar mais ao culto do Senhor e confiava nEle para vencer a grande batalha. Embora passasse tentando animar suas tropas, Abias não tinha sucesso e os soldados continuavam temendo o inimigo, mas o rei tinha um carta na manga. Seu filho Asa que comandava uma divisão do exército e era temente a Deus o havia dito para preparar um discurso motivacional para suas tropas.

E assim o fez Abias, enquanto os dois exércitos se posicionavam no campo de batalha, Abias chamou seus generais e os levou ao monte Zemaraim, orou com eles e começou a fazer o discurso que mudaria os rumos da batalha. "Ouvi-me Jeroboão, filho de Nebate, e todo Israel", começou ele. Abias falava de forma que todos os soldados dos dois exércitos o ouvissem. "Acaso não sabem vocês que o Senhor Deus deu para Davi e seus descendentes o trono de Israel, por meio de um pacto de sal?". Abias continuou seu discurso falando de como os israelitas e Jeroboão haviam se rebelado contra a Casa de Davi. Depois falou sobre a força de Israel e sua idolatria a dois bezerros de ouro construídos por Jeroboão, falou de como os israelitas haviam desprezado os sacerdotes levitas e como haviam nomeado seus próprios sacerdotes que não eram do Senhor. Depois Abias falou sobre as atitudes de Judá quanto a adoração "Mas, quanto a nós, o Senhor é nosso Deus, e nunca o deixamos. Temos sacerdotes que ministram ao Senhor, os quais são filhos de Arão, e os levitas para o seu serviço.". E para fechar seu lindo discurso, Abias falou de como se sucederia a batalha e de que mesmo o exército de Israel sendo maior, Deus estava com Judá e isso seria fundamental para a vitória. O discurso de Abias foi tão bom e inspirado por Deus que não só motivou muito as tropas de Judá, como deixou um pouco amedrontadas as tropas de Israel.

Mas se Jeroboão não tinha a Deus, ele tinha um exército maior e uma estratégia boa, pois enquanto Abias falava ele mandou uma parte do seu exército para as costas dos judeus. Os homens de Judá se viram perdidos, pois estavam cercados pelos inimigos, mas motivados pelo discurso de seu rei que oraram a Deus e lhe entregaram a batalha, então os sacerdotes tocaram as trombetas e Judá saiu ao combate confiando em Deus, porém Israel confiava em seu exército. Tolos, não sabiam que o poder de Deus se manifestaria. Os soldados de Judá impuseram uma derrota pesada sobre os adversários e os puseram em fuga, conquistando cidades e povoados de Israel.

Na tradição antiga um pacto ou aliança de sal tinha um significado especial, os povos que comiam sal juntos tinham alianças perpétuas, portanto Deus e Judá tinham uma aliança eterna, uma pena que depois os judeus tenham cometido tantos erros e quebrado a aliança com Deus. Mas nós temos também de firmar com Deus um pacto eterno de fidelidade e adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário