sexta-feira, 5 de setembro de 2014

História da semana #59: Projeto Arca: Ato 1

Há alguns meses atrás a Paramount Pictures lançou um épico que deu muito o que falar: Noé. Recebeu as mais diversas críticas, mas o que gerou mesmo controvérsia foi a distorção da história bíblica. Claro que o diretor alertou que aquela era uma livre adaptação, mas os cristãos, judeus, muçulmanos e demais religiosos que acreditam na história bíblica criticaram a mudança na história. Bem, a verdadeira história você deve conhecer, um homem íntegro chamado Noé vivia num mundo tomado pela luxúria e pelo pecado. Deus, vendo aquela situação decide renovar a Terra e para isso manda Noé construir uma arca para ele e sua família, Deus manda a chuva e todos, menos Noé e os seus morrem, mas a Bíblia nos apresenta mais detalhes e baseados neles vamos ver como foram os vários anos de construção da arca.

Noé  tinha 500 anos, não parecia tão velho como os demais daquela idade, seu estilo de vida baseado na vida dos antepassados o fazia um vigoroso homem em sua idade. As pessoas de 500 anos ainda tinham idade adulta, a aparência não era de um velho raquítico e acamado, mas o pecado fizera com que as pessoas vivessem menos. Noé olhava a paisagem por onde passará, lembrou-se de sua infância quando aquela paisagem assemelhava-se com a que seus pais retratavam ao falar do Éden, mas agora eram outros tempos. Aquela paisagem ara tomada de cenários negros e desérticos. O se humano havia destruído a natureza. Noé avistou um pequeno vilarejo, o sol apontava ao norte e Noé começou a sentir aquela fome típica do meio-dia. Não queria ir aquele vilarejo, mas sabia que teria de passar por lá. O vilarejo tinha fama de mal entre os devotos de Deus, lá sacrifícios aos anjos caídos, poligamia, adultério, assassinatos e os mais diversos pecados. Noé pensou consigo mesmo: Aquela comida é horrível, Deus condena quem come aquilo. 
Ao chegar ao lugar as chacotas começaram: Lá vem o reto, aquele homem faz tudo como os velhos- diziam eles.
Noé passou a cidade olhando para baixo, chegou a casa de alguns amigos descendentes de Sete que, como ele, adoravam fervorosamente a Deus. Estes amigos de Noé eram velhos, passavam dos 700 anos e sabiam que Deus viria em socorro dos seus. Noé falava com Deus ás vezes, mas naquele dia não tinha nenhuma novidade. Noé comeu, conversou um pouco e foi para a casa. Sua casa ficava afastada dos vilarejos, afinal não queria que seus filhos tivessem uma má influência. E não tiveram, se casaram apenas com mulheres íntegras. Noé, ao sair da cidade viu alguns gigantes, isso mesmo, gigantes, filhos dos descendentes de Caim com os descendentes de sete. Eles voltavam de uma guerra e eram os heróis da época. 
Noé chegou a sua casa. Ela ficava em uma pequena elevação de terra e havia um amplo espaço em volta dela, ao leste, uma grande floresta com diversas e gigantes árvores. Noé avistou Sem, seu filho mais velho trabalhando na lavoura e foi em direção a ele, o filho muito educado, o saudou e Noé ajudou o filho a  terminar o trabalho e ambos foram juntos para a casa do pai, onde os oito membros da família se reuniriam para um jantar. 
-Como esta o vovô Matusalém?- perguntou Sem.
- Está bem, ainda está lucido, mas me disse que se sente mal as vezes, ele está muito velho, mas ainda dá bons conselhos e conta ótimas histórias.
Ao chegarem a casa de Noé os dois saudaram o restante da família. A janta foi maravilhosa e cada casal voltou para a sua casa. A casa dos três filhos de Noé ficavam na descida da colina, bem próximas a grande casa de Noé. 
No dia seguinte Noé acordou cedo e foi em direção a floresta, lá ele fazia seus sacrifícios e ficava longas horas falando com Deus, naquele dia ele teria de cortar algumas árvores para o filho Jafé, que planejava construir um galpão de ferramentas. Naquele dia Noé estava cortando as árvores, quando de repente Deus começou a falar com Noé. O homem se pôs de prontidão a ouvir o Pai Celestial.
-Noé- falou Deus- Eu estou arrependido de dar vida a humanidade, a cada dia que passa eles desonram mais o meu nome. Eu irei destruir este povo idólatra, mas pouparei aqueles que me servem, eu escolhi você e sua família para recriarem a raça humana. Eu vou construir um grande barco e lá apenas vocês entrarão, darei tempo para que você pregue caso alguém queira entrar, leve também alguns representantes de cada espécie de animal. Darei mais informações daqui a alguns dias.
Noé saiu correndo da mata em direção a sua casa, precisava espalhar a mensagem o mais rápido possível.

Na próxima semana: Noé começa a construção da arca

Nenhum comentário:

Postar um comentário