sexta-feira, 23 de maio de 2014

Os Herodianos 07 - João Batista


Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.



O verso de hoje é uma profecia do profeta Isaías que é interpretada como se referindo a João Batista, nada mais justo que estudar, na série sobre os Herodes, este personagem que tanto teve importância na história dessas personalidades. Neste capítulo da série, vamos fazer uma biografia de João Batista, ressaltando sua relação com os Herodianos. Vale a pena continuar lendo, para saber mais sobre a vida de João Batista, a voz que clamou do deserto anunciando a chagada do mais importante homem da história do mundo.
Segundo a Bíblia, João Batista era primo de Jesus, pois sua mãe Isabel era prima de Maria, a mãe de Jesus.
O pai de João Batista era Zacarias, um sacerdote da ordem de Abias, que quando recebeu de um anjo a noticia de que teria um filho não acreditou, porque ele sua esposa já estavam velhos, então por causa de sua descrença ele ficou mudo, mas após o nascimento de seu prometido filho ele recuperou a voz. Segundo historiadores João segui os costumes judaicos e aos 6 anos começou a estudar, provavelmente ensinado pelo seu pai e sua mãe. Com cerca de 14 anos, seus pais decidiram levá-lo ao deserto de Engedi, que atualmente é chamado Qumram. Lá ele teria sido discípulo de nazireus e foi baseado nesses ensinos que formulou suas pregações que fizeram sucesso na Galileia.

Também segundo a Bíblia e os historiadores, João Batista exerceu seu ministério pela extensão do Rio Jordão, seu ministério era diferente do dos demais pregadores daquele tempo. Em seus sermões havia poder, ele pregava não apenas para judeus, mas também para gentios, batizando-os e anunciando que o tão esperado Messias estava chegando. Mas além de misericórdia e boas novas sobre o salvador do mundo, suas pregações eram de advertência para aqueles que não andavam no caminho certo. Entre os alvos de suas críticas e advertências estavam os já estudados, Herodes Antipas e Herodias. Isso acontecia porque como já vimos nos capítulos anteriores Herodias era ex esposa de Filipe e havia se divorciado dele para casar com Herodes Antipas, que era irmão de Filipe, portanto os dois haviam cometido adultério. Pelo que podemos deduzir a relação destes dois com o primo do Senhor era bastante complicada. O pregador não tinha medo de falar contra o governador local, mas seus inimigos sempre buscavam um jeito de frear sua língua, então decidiram lançá-lo na prisão, acusando-o de provocar rebeliões pela Galileia.

Lá como já vimos na história de Herodias, ele ficou detido por algum tempo até que em uma festa, a filha de Herodias, Salomé, dançou para Herodes, que embriagado e impressionado com a dança da menina, prometeu-a tudo o que ela quisesse. Aconselhada por sua mãe ela pediu a execução de João Batista, que teve de perder a vida.

Mas o legado que João Batista deixou foi significativo, seus seguidores eram uma grande parcela dos primeiros cristãos, entre seus discípulos estavam alguns dos discípulos de Jesus e foi ele inclusive quem batizou Jesus.

Assim como João Batista, não podemos ter medo de anunciar a verdade, mesmo que isso implique em muitas dificuldades para nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário