sexta-feira, 18 de abril de 2014

História da Semana #40: A primeira páscoa



Esta semana estamos comemorando a páscoa. Hoje é sexa-feira santa e você deve estar no clima da páscoa. Talvez hoje você vá para santa ceia a noite, tenha ido na semana santa todos os dias ou só alguns. Mas você sabe a origem da páscoa? Se você respondeu a morte de Jesus, você precisa estudar um pouco mais a Bíblia. Para aqueles que responderam que a origem da páscoa foi nos tempos de Moisés, estão certos. A páscoa que você comemorou esta semana falou sobre Jesus, sua morte, ressurreição, seu sacrifício e tudo mais, mas a Jesus morreu num dia de páscoa, a páscoa surgiu antes, ela surgiu nos tempos de Moisés.




Moisés olhou para suas ovelhas, pensou que nunca mais iria vê-las. Um dia antes ele havia recebido o chamado de Deus para voltar ao Egito, salvar os hebreus, mas tinha que ser no Egito, ele era procurado, havia sido dado como morto por alguns. Desde aquele assassinato, desde que sujou as mãos de sangue egípcio ele não era mais digno de seu trono, não era mais digno do trono de herdeiro do faraó, o príncipe do Egito, há quarenta anos havia fugido para o deserto, com medo, perseguido e odiado por seu povo, ou sera que não era seu povo? Foi educado por uma hebreia até os doze anos, depois foi morar com sua mãe egípcia, aprincesa  do Egito. Desde a fuga, ele se arrependera do que tinha feito. Sabia que era errado. Quando estava no deserto, conheceu a Zípora, se casou e viveu cuidando as ovelhas de seu sogro, mas a um dia ele recebeu um chamado do Deus dos Hebreus, para voltar ao inferno do Egito. Seu avô, antigo Faraó, havia morrido, outro homem governava o país. Moisés tomou a decisão, iria voltar ao Egito, libertar seu povo, sua família, iria guia-los. Ao sair para a jornada levou seus filhos e sua mulher consigo e durante a jornada, Deus enviou seu irmão hebreu, Arão ao seu encontro, Arão era um dos líderes do povo e quando encontrou seu irmão, dá para imaginar a alegria dos dois.Chegaram no Egito, as pessoas haviam se esquecido de Moisés após a morte do Faraó. Logo ao chegar, Arão apresentou Moisés aos líderes do povo hebreu. Moisés e Arão então foram falar com o faraó, pedir a libertação dos escravos, o faraó riu. Moisés mostrou ao Faraó algumas coisas sobrenaturais, transformou seu cajado numa cobra, tal como Deus o ensinara (Os detalhes você lê em Êxodo 7: 8-13), mas não teve jeito, o faraó não liberou os hebreus. Deus então enviou nove pragas para assolar os egípcios, mas elas não atingiram os hebreus. Foram as pragas:
1. Toda a água do Egito se transformou em sangue
2. Depois, Rãs apareceram por todos os cantos do país
3. Piolhos ou segundo outras versões Mosquitos surgiram nos homens e nos animais
4. Moscas surgiram por todo o país
5. Os rebanhos de ovelhas e de bois foram massacrados com uma praga
6. Surgiram feridas pelo corpo dos egípcios
7. Choveu granizo por toda Terra do Egito
8. Milhares de gafanhotos surgiram no país
9. Durante três dias trevas densas cobriram o Egito, nem deu para ver o sol.

Mesmo com todas estas pragas o Faraó não cedeu e continuou castigando, ainda mais os hebreus. Moisés então anunciou a última e mais mortal praga, a morte dos primogênitos, ou seja, o primeiro filho de cada família morreria instantaneamente, pois o anjo da morte, enviado por Deus, os mataria. Para diferenciar os hebreus do resto do povo, Moisés mandou o povo não deixar ninguém do lado de fora das casas e pintar as portas de sangue de cordeiro. Todo o povo o fez, mas Moisés pediu ao povo para fazer mais uma coisa, comer a ceia daquela noite, prontos para uma viagem, sem volta! Dito e feito, o anjo do Senhor, passou e matou todos os primogênitos das casas não pintadas, inclusive o filho do faraó. A dor do rei do Egito foi tão grande que ele disse a Moisés para sair e levar o povo embora do Egito, junto com as pragas. O povo cantou em festa, logo, partiram em direção ao deserto, onde Deus os guiaria. Saíram e o Faraó já de cabeça fria, pensou, aquela não fora uma boa decisão, mandou os soldados voltarem e capturarem os hebreus, estes haviam parados frente ao mar vermelho e não tinham como passar. o desespero tomou conta deles quando avistaram os soldados. Moisés porém, orou a Deus e este lhe disse para estender o cajado sobre o mar, ao fazer isso, Moisés contemplou o mar se abrir em dois e o povo passou seco pelo rio. Entretanto os soldados não conseguiram passar e foram afogados quando o mar se fechou. Após isso o povo cantou e adorou a Deus e aquele dia, o dia da fuga ficou conhecido como páscoa. Nos anos que se passaram o povo dos hebreus conquistou seu território e a páscoa mudou muito, Jesus morreu e os Cristãos passaram a comemorá-la como comemoramos hoje, mas a origem da páscoa você conheceu agora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário