quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

História da Semana #31 O discurso do rei


Hoje a história da semana traz uma narrativa bíblica sobre uma batalha e um discurso que mudou o rumo dela. Você já deve ter notado que o discurso foi feito por um rei. Que rei é esse e como o seu discurso mudou a batalha, você só descobre clicando em continue lendo.
Abias havia sido declarado rei de Judá a poucos dias. Seu pai Roboão havia morrido e seu principal inimigo era o rei de Israel, Jeroboão. A história da família de Abis começou com o aclamado general Davi, que virou rei e expandiu fortemente o reino de Israel. Quando morreu, Davi deixou o vasto reino a Salomão, seu filho, que começou bem, fiel a Deus e construiu um templo e um belo palácio. Só que as influencias das esposas de Salomão decretaram sua ruína. Ele perdeu a confiança em Deus e começou a adorar todo tipo de falsa divindade dos outros reinos. Várias revoltas aconteceram, uma delas foi provocada por Jeroboão, amigo do rei e responsável pelo trabalho de construção. Ele foi parcialmente derrotado e fugiu para o Egito. Quando Salomão morreu ele voltou e o povo de dez dos doze estados (tribos) o escolheram como rei. As dez tribos de Jeroboão se denominaram Israel e as tribos fiéis a Roboão, filho de Salomão, se denominaram Judá. Roboão morreu e Abias o sucedeu. Durante seu reinado Jeroboão também perdeu a confiança que tinha em Deus. Com medo de que os seus súditos fossem adorar a Deus em Judá, ele construiu estátuas de ouro em Israel e as denominou os novos deuses de Israel.
Agora os dois reis estavam se preparando para a batalha, o experiente Jeroboão tinha um grande exército de 800 mil homens a seu dispor. Já o jovem Abias tinha a metade dos soldados do oponente. Só que Abias tinha uma arma secreta que podia derrotar sozinha os inimigos, Deus. Abias sabia que se confiasse em Deus não perderia aquela batalha. Jeroboão acreditava que suas táticas e seus deuses o ajudariam.
Na hora da batalha, Abias subiu o monte Zemaraim e começou a discursar para o exército inimigo. Ele tentou faze-los desistir, pois não queria mata-los e disse que Deus estaria sempre com a família de Davi e que não as deixaria sem o reino. Ele discursou durante horas tentando convencer os exércitos inimigos e ao mesmo tempo encorajar aos seus subordinados. Enquanto isso Jeroboão agiu. Mando uma parte de seus homens cercar os judeus por trás e encurrala-los. Deus também agiu, ele ajudou Abias a vencer aquela batalha. Após  discurso os soldados de Israel surgiram de todos os lados, mas Deus deu força aos homens de Abias e eles venceram. É de se supor que algo sobrenatural aconteceu naquele campo de batalha. A Bíblia fala que Deus venceu Israel, ou seja, ele fez uma enorme diferença na batalha. Quando Jeroboão percebeu que iria perder, fugiu, mas o exército de Judá o perseguiu os inimigos e tomou três cidades, entre elas Betel, uma das mais importantes. Aquele discurso foi decisivo. Mostrou o quanto Abias confiava em Deus e encorajou seus soldados ao mesmo tempo que deixava Deus agir na batalha.
Abias reinou mais três anos e morreu jovem, ele pode ter reinado pouco, mas sua história não será esquecida. Abias não foi fiel a Deus o tempo todo, mas seu filho Asa, influenciado pela fé do pai naquela batalha reinou quarenta anos sobre Judá com muita fé e sem se desviar dos caminhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário