sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Se você foi, é ou quer ser um líder, leia.

Bom, chegamos a um novo ano, ainda estamos nas primeiras semanas de 2014, então ainda podemos dizer que 2014 é um ano quase totalmente novo. No sistema da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na maioria das vezes, são realizadas no fim de um ano as chamadas comissões de nomeação, onde são escolhidos os lideres de departamentos de cada igreja para o próximo ano, em breve queremos fazer uma postagem explicando melhor isto. Talvez você que está lendo isto, tenha sido escolhido para algum cargo, ou quem sabe você tem planos para que no futuro seja líder de algum departamento. Como o título diz se você já foi, é ou pretende ser um lider clique e leia. Para meditar.

Ser líder, uma grande oportunidade para todos, porém uma tarefa nada fácil. A responsabilidade as vezes
pesa nas costas e deixa a pessoa toda nervosa. Mas um bom líder tem que ter alguns atributos.
- Um bom líder tem que ter bom gosto para fazer escolhas certas;
- Um bom líder tem que cumprir sempre com as datas e horários;
- Um bom líder tem ouvir os outros, inclusive seus liderados;
- Um bom líder não pode ser preguiçoso, por isso leia este post até o fim;
Jigme Singye Wangchuck
- Entre outras coisas.
Na história geral temos exemplos de bons e maus líderes, por exemplo Napoleão e Alexandre levaram seus países ao ápice do poderio militar. Outro líder bom, porém pouco conhecido é Jigme Singye Wangchuck, um antigo rei do Butão que criou o conceito de Felicidade Interna Bruta, uma ideia que tenta fazer com que as pessoas valorizem a felicidade antes das riquezas, o projeto não deu muito certo em mundo tomado pelo capitalismo, mas no Butão o conceito deu ao país o apelido de terra da felicidade.
Um o
utro líder não tão conhecido (como um líder) da história do judaísmo, é o famoso historiador do primeiro século Flavio Josefo. Ele como poucos sabem foi um dos mais famosos líderes do movimento zelote, que nos tempos de cristo e dos discípulos buscava a independência de Israel, controlado por Roma. Mas ''zelotemente'' falando Josefo não é considerado um herói, para entendermos porquê temos que ver um pouco a história dos zelotes. Ao que tudo indica o movimento rebelde começou durante a revolta de um tau Judas, Galileu ( AT 5:36 - 37) nos dias anteriores ao nascimento de Jesus. Mas dentro deste partido existiam outros partidos, o mais cruel e sangrento deles era o dos sicarii, um de seus mais famosos líderes foi
Simão, discípulo de Jesus
Menahem Bar-Judá, os sicarii quase nunca derramaram sangue romano, pois perdiam tempo exterminando quem eles julgavam ser traidores judeus. Os zelotes em geral fizeram muito ''sucesso'' nos tempos de Cristo, inclusive pelo menos um dos discípulos de Jesus, Simão, era zelote antes de conhecer Jesus e aderir a sua mensagem. Também se supõe que Barrabás, aquele que saiu ganhando com a condenação de Jesus, provavelmente fosse zelote. Mas voltando a Menahem e a os sicarii, após o assassinato de seu avô Menahem transbordando de ódio resolve comandar os sicarii a uma revolta gigantesca a fim de aniquilar os traidores judeus e se tronar o Messias. Mas não tendo quem o impedisse Menahem, tornou-se terrivelmente tirano. Durante suas revoltas ele tomado de loucura e ódio mandou matar o Sumo Sacerdote acusando-o de colaboração com os romanos. Mas este foi um grande erro, Eleazar filho do religioso morto, mandou caçar Menahem e seus seguidores e depois os matou, nem a todos, isso tudo já depois da volta de cristo ao céus.
Em maio de 66 d.C., após o procurador romano Floro exigir dois talentos de ouro do templo de Jerusalém como imposto e ser ridicularizado pelo sacerdotes, manda castiga-los humilhantemente, atraindo a ira do atual sumo sacerdote Eleazar , o mesmo do parágrafo anterior. Eleazar num ato impulsivo declarou a independência dos judeus. O povo influenciado pelos zelotes tomou Jerusalém  e começou uma grande guerra. Entre ataques romanos e defesas zelotes e crises em Roma, Vespasiano e seu filho Tito, governaram tropas com mão de ferro para acabar com a revolta que depois terminaria com a destruição de Jerusalém e do templo.
Flavio Josefo
Mas ainda antes da queda de Jerusalém os zelotes perdendo espaço eram liderados por Flavio Josefo, os
corajosos se dividiam entre atacar os romanos de surpresa, defender Jerusalém e fortificar e utilizar fortalezas, três fortalezas: Safed, Jotapa e Gamala, respectivamente nessa ordem essas fortalezas caíram. Os corajosos zelotes ainda tentavam se refugiar em montanhas,mas o seu líder, justamente seu líder Flavio Josefo, deixando todos os ideais de coragem dos zelotes se entrega temendo por sua vida.
Agora você líder, o ano ainda está começando e neste ano você pode entrar para história de sua igreja, como um grande líder ou como ou líder ruim e covarde. Para ser um bom líder deve-se nunca desistir e sempre pensar que se as coisas estão ruins podem melhorar, deve-se também sempre abraçar os ideais, não os dos zelotes de guerra, revolta e violência e sim os ideais de Cristo, o amor, a compaixão, a colaboração para que todos saiam ganhando.

Um comentário: