segunda-feira, 19 de maio de 2014

Doenças Evitáveis: como deixar longe as doenças apenas cuidando mais da saúde

As revistas e livros adventistas realmente são ótimas fontes de pesquisa e leitura. O texto de hoje foi tirado de uma edição um pouco antiga, do início de 2012, mas a regra continua a mesma. Os médicos Allan Handysides e Peter Landless ajudam-nos a evitar doenças sem muito esforço, isso trará mais saúde, comunhão com Deus e bem estar para mim e para você.

Acompanhe a reportagem:

Ouvi dizer que as "doenças não transmissíveis" se tornaram um importante problema de saúde em todo o mundo. Quais são essas doenças? E quanto as infecciosas, não oferecem maior ameaça para a saúde global? Estou em risco?

Esta é, realmente, uma questão muito atual e recentemente a mídia mundial tem noticiado com frequência sobre as doenças não transmissíveis (DNT). Em setembro de 2011, as Nações Unidas sediaram reuniões de alto nível para tratar da crise global causada pelo crescimento dessas doenças, que em sua maioria, podem ser evitadas. As palavras do secretário-geral das Nações Unidas descrevem a preocupação que essas doenças estão gerando: “Nossa colaboração é mais do que uma necessidade de saúde pública. As doenças não transmissíveis são uma ameaça ao desenvolvimento, e atingem especialmente o pobre e vulnerável, empurrando-os para uma pobreza ainda mais profunda.” Isso foi depois de descrever as perspectivas sombrias, como a elevação rápida das DNT em todas as regiões do mundo, em economias pobres e emergentes enfrentando os maiores desafios e ainda crescendo. Você está correto quando diz que as doenças transmissíveis são ainda maior problema. Isso pode ser ilustrado por problemas como a tuberculose, HIV e AIDS, malária e gastroenterites que ceifam milhões de vidas todos os anos. Por muitas décadas têm surgido iniciativas globais com o objetivo de combater essas doenças, melhorando o saneamento, a qualidade da água, a segurança alimentar, bem como tentativas de modificar as práticas sexuais de alto risco. Enquanto o foco esteve diretamente nas doenças infecciosas, as DNT aumentaram alarmantemente e são a maior causa de mortes evitáveis em todo o mundo. Elas também têm contribuído com a pobreza e perda de produtividade.
As principais DNT são: doenças cardíacas, derrame cerebral, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. Elas afetam todas as pessoas e comunidades.
Os maiores fatores de risco são conhecidos e similares em todos os lugares:
  • tabaco
  • alimentos com alta concentração de
  • gorduras trans
  • excesso de sal
  • álcool
  • excesso de açúcar, especialmente de
  • bebidas adoçadas
  • inatividade física
  • obesidade
Esta lista dos fatores o ajudara a decidir se você corre risco ou não.
O tabaco é fumado ou mascado por mais de um bilhão de pessoas diariamente e sustentado pela dependência da nicotina. Pelo menos cinco milhões de pessoas morrem cada ano por causas relacionadas ao cigarro. Essas doenças podem ser prevenidas se o tabaco e a fumaça do tabaco (incluindo os fumantes passivos) for evitada. Embora tenha havido uma diminuição no uso do tabaco em muitos países com renda alta, o seu uso nos países com renda baixa e média têm sofrido um aumento alarmante; os adolescentes permanecem sendo o alvo principal da indústria do tabaco. A fim de reduzir o número de mortes relacionadas ao tabaco e às DNT, não só a taxa de iniciação ao tabagismo deve decrescer, mas estratégias de combate ao fumo devem ser abraçadas e promovidas.
É estimado que o consumo de alimentos com alto índice de gorduras saturadas e trans, sal e açúcar seja a causa de 40 por cento das mortes anuais por DNT (num total de aproximadamente 14 milhões). Muitos estudos têm mostrado os efeitos negativos desses alimentos. Os Estudos de Saúde Adventista têm sido pioneiros em mostrar os benefícios de uma dieta baseada em plantas, pobre em gorduras saturadas, com grande variedade de grãos, vegetais, frutas e algumas castanhas (um pequeno punhado, diariamente).
O consumo de álcool é o terceiro na liderança das causas de mortes evitáveis. Ele contribui com a causa de vários cânceres, e não há uma dose de consumo segura para prevenir esse perigo. Sessenta por cento das mortes ligadas ao consumo de álcool são resultantes de DNT.
A inatividade física está relacionada à atual pandemia de obesidade e também do diabetes tipo 2. Exercícios regulares resultam em melhor saúde cardíaca, facilita a administração do peso corporal, previne e melhora o diabetes tipo 2 e decresce alguns tipos de cânceres (mama e cólon).
Em resumo, as DNT são a maior ameaça global, e são necessárias ações responsáveis de liderança em todos os níveis para frear essa fonte destrutiva de enfermidades. Muitas das DNT são totalmente evitáveis. Os que estão em risco podem ser rapidamente identificados. Essa é uma oportunidade de ouro para cada igreja e congregação se tornar um centro de saúde comunitário, e cada membro de igreja, um promotor de saúde. Isso fará uma grande diferença neste mundo deteriorado em que vivemos.
Untitled-1 
Allan R. Handysides,médico ginecologista, é diretor do Ministério da Saúde da  Associação Geral.
Peter N. Landless,médico cardiologista nuclear, é diretor associado do Departamento de Saúde da Associação Geral.

Fonte: Revista Adventist World, Fevereiro de 2012
http://iasdcachoeiradaonca.wordpress.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário