sexta-feira, 24 de julho de 2015

História da Semana #99 - O Último Desejo e Testamento de Paulo

O livro de 2 Timóteo traz as últimas palavras escritas de Paulo. O destinatário era Timóteo, jovem pregador e amigo de longa data do apóstolo cristão que levou as boas-novas do evangelho a diversos povos. Paulo e Timóteo possuíam uma estreita relação e talvez tenha sido por isso que o experiente evangelista tenha dedicado sua última carta ao jovem missionário que seguiria seus passos. Paulo era um grande inimigo dos primeiros a aderirem ao movimento cristão, fariseu de criação e conhecedor das leis judaicas ele se opunha ferozmente a esses crentes que diziam que Jesus de Nazaré era o tão esperado Messias judaico. Seu ódio o levou a liderar uma caça aos cristãos que resultou em diversas prisões e mortes, até que um dia a caminho de Damasco ele teve uma visão de Jesus que o deixou cego, a sua posterior cura por um dos cristãos e as palavras que havia ouvido foram o suficiente para faze-lo mudar de lado, agora Paulo sabia que teria que conviver com perseguições da parte daqueles que haviam sido seus companheiros.
Rapidamente um desejo missionário começou a arder no coração daquele sincero converso, o que o levou a Igreja a o enviar como missionário na companhia de Barnabé, seu primeiro parceiro missionário. Juntos os dois levaram a mensagem a vários lugares e converteram mais pessoas. Uma pequena discussão entre os dois fez com que se separassem. Ambos seguiram seu caminho, Paulo teve outros parceiros, Silas foi o próximo a acompanha-lo, o ministério dos dois também rendeu muitos frutos. Paulo também teve um parceiro chamado Lucas, outro jovem que provavelmente, assim como Timóteo, tenha recebido a mensagem do cristianismo por meio de Paulo, Lucas acompanhou Paulo desde de então sem se desgrudar dele, os dois estiveram juntos até quando Paulo esteve na prisão. Outros jovens que auxiliaram Paulo foram Crescente e Demas, além de uma infinidade de outros cristãos que ajudaram Paulo a levar o evangelho pelo mundo. Tito e Timóteo também eram conversos de Paulo que foram enviados por ele a lugares para pastorearem Igrejas, nas cartas paulinas destinadas a esses missionários encontram-se vários conselhos para líderes de igrejas.

Agora Paulo encontrava-se preso pela segunda vez em Roma, na primeira ele havia ficado em prisão domiciliar, agora estava na cadeia, esperando um julgamento com resultado já esperado, Paulo seria executado por um crime que não cometeu. Ele e outros cristãos eram acusados de incendiar Roma, ato que teria como suposto autor o Imperador Nero que para afastar de si a culpa a pôs nos odiados cristãos. Agora Paulo estava ali, somente na companhia de Lucas já que seus outros companheiros ou estavam em viagem missionária, ou haviam abandonado a missão, como Demas que preferiu as coisas mundanas as de Deus. Ali, esperando a morte ele redigiu suas últimas palavras a um de seus mais fiéis e amados parceiros. Como de costume Paulo começou saudando Timóteo, seu filho na fé. Depois falou sobre dons e sobre a coragem de pregar o evangelho,  "Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio." (2 Timóteo 1:7). Aconselhou-o a sempre buscar fazer o melhor para Deus, e a se afastar de más influências que pregavam heresias e dos desejos mundanos da juventude e a buscar fortemente as verdades divinas. Depois já falando em um certo tom de despedida o apóstolo falou sobre tempos difíceis que estavam por vir e sobre as atitudes que devemos tomar diante deles. Então, Paulo assume totalmente um estilo de despedida, ele relembra de como Timóteo o ajudou em certas ocasiões e de como ele deve lidar com problemas futuros. Paulo enfim admite a ideia de que está para partir, mas que está satisfeito com sua obra e que aguarda o glorioso dia da vinda do Senhor, "Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda." (2 Timóteo 4:6-8). Paulo pede para que Timóteo venha o mais rápido possível e pede que traga coisas como uma capa que Paulo havia esquecido na casa de um irmão e alguns pergaminhos, saudou irmãos que o haviam ajudado muito em sua obra como Priscila e Áquila um casal que havia hospedado Paulo e pediu também que Timóteo trouxesse o jovem Marcos pois também seria útil na obra de Deus. Tenho certeza que Paulo derramou lágrimas enquanto escrevia. O último desejo de Paulo foi se encontrar com Jesus naquele que será o dia mais glorioso da história do Universo e que o evangelho fosse pregado para que mais pessoas pudessem participar desse dia. Como herança ele deixou diversas mensagens inspiradoras para pessoas em diversas localidades e épocas e um testemunho de arrependimento que transformou por meio da graça de Deus um perseguidor dos cristãos no maior missionário da igreja cristã. Talvez Paulo nunca tenha imaginado no que sua obra se transformou, nas proporções que ela tomou...


Algum lugar em Roma, por volta do ano 67 d.C.:
- Qual suas últimas palavras Saulo de Tarso? - perguntou o forte e mal-encarado carrasco.
- Meu nome é Paulo - disse fazendo uma pausa -  apóstolo de Jesus Cristo - outra pausa - combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. - pausa de novo - Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; - olhando para seus companheiros que o assistiam pranteando ele continuou com lágrimas nos olhos - e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.
Ali morreu um homem que deixou um legado para a humanidade... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário