sexta-feira, 11 de abril de 2014

História da Semana #39 - Cristãos

Na última história da semana estudamos um pouco sobre quem foi o Messias Judaico, na visão de Jacob um garoto judeu, pobre, e que juntamente com sua mãe lutava para viver na grande cidade de Jerusalém. Enfim no final da história, houve uma grande surpresa, quando o pai de Jacob apareceu surpreendentemente e anunciou que havia encontrado o Messias. Mas muitos mistérios ainda estão por vir, quem é o messias encontrado pelo pai de Jacob? Clique em continue lendo para acompanhar o resto da história.
_________________________________________________________________________________

O pai de Jacob entrou rapidamente em casa, ele estava cansado, mas também estava animado com o fato de saber quem era o messias. Mas os outros ali presentes não estavam tão animados assim.
- Olá, Simão - disse o Sr. Malaquias. - acho que você ainda não sabe, não é?
- Não sei do que, meu amigo, alguém morreu?
- Não, meu querido - disse a mãe de Jacob - os romanos puseram aquele homem egípcio para correr hoje a tarde
- Eu sei disso, os guardas do portão da cidade me falaram.
- Então por que, você está dizendo que achou o messias? - perguntou a esposa do Sr. Malaquias.
- Eu o achei, na Judeia, onde estava trabalhando. Foi a alguns dias que chegou um homem chamado Paulo, ele era seguido sempre pelos cristãos, então eu meus amigos fomos velo.
- Claro, você, o Isaías e o José, são muito curiosos - disse o garoto Jacob.
- Enfim ele pregou sobre Jesus, um homem que há alguns anos pregou pele Galileia e Judeia, mas foi crucificado pelos romanos. Mas ele ressuscitou dos mortos.
- Eu me lembro de algo assim quando era menor - disse o Sr. Malaquias
- Enfim Paulo está vindo para Jerusalém, e ele me batizou em nome de Jesus. Então quando soube que ele viria, vim o mais rápido que pude para preparar vocês.
- Bem isto tudo é muito bom e curioso, mas está muito tarde, vamos dormir e amanhã cedo conversamos mais - disse a mãe de Jacob.
_________________________________________________________________________________
Aquelas semanas foram de grandes novidades para aqueles vizinhos, após ouvir alguns sermões de Paulo, eles estavam decididos a aceitar o evangelho, mas aquela tarde seria muito agitada.
Os judeus da província da Ásia que haviam visto Paulo pregar, começaram a incitar a multidão a agredir o apóstolo, dizendo que ele ensinava contra a lei dos judeus e contra o templo. A confusão estava armada, Jacob e sua mãe foram uns dos muitos que saíram correndo, Simão (o pai de Jacob) correu para avisar os guardas e quando Paulo estava quase morrendo espancado, o comandante Claudio Lísias, chegou lá para acabar a confusão, então os soldados levaram Paulo e seu companheiro Lucas para a fortaleza, onde o comandante interrogou Paulo sobre o Messias Judaico (veja o inicio da história da semana passada).
_________________________________________________________________________________
Os dias passaram e Paulo foi mandado para Cesareia onde seria julgado, mas a semente que ele havia plantado no coração daquele grupo e de outras pessoas germinou e eles permaneceram firmes na fé.

Embora todos estes personagens (exceto Paulo, Lucas e Lísias) sejam fictícios eu resolvi dar um final para cada um deles, confira:

- O Sr. Malaquias e sua esposa permaneceram em Jerusalém pregando sobre Jesus, até que eclodisse a Revolução dos Zelotes, quando eles partiram para Cesareia e se juntaram a cristãos pregando o evangelho lá.
- A família de Jacob ficaram em Jerusalém, quando a revolta dos zelotes começou eles foram viver a alguns quilômetros da cidade, enviando comida escondido para dentro da cidade e aproveitando para pregar o evangelho. Quando a cidade foi destruída eles foram viver em também em Cesareia, mas quando cresceu Jacob foi para Roma, onde trabalhou com Lucas, posteriormente já bastante velho foi viver em Éfeso onde conheceu o apóstolo João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário