quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

História da semana #81: A última pregação de Enoque

Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Hebreus 11: 5 e 6

A história de Enoque é uma das mais lindas de toda Bíblia. Apesar de estar relatada em alguns poucos versículos, ela nos dá preciosas lições sobre fé, esperança, obediência a lei e muito mais.


Jeiel estava impressionado. Desde a semana anterior quando ouviu Enoque na aldeia onde morava, ele buscava saber mais sobre a pregação do homem. Naquela época antediluviana a Terra tinha semelhanças e discrepâncias com o planeta que conhecemos hoje. Entre as diferenças estavam, por exemplo, o número de habitantes. As pessoas viviam todas em regiões próximas, e não se espalhavam pelo mundo. A natureza ainda era bela, apesar do pecado ainda eram possíveis ver traços pré-queda nas florestas, planícies e lagos. Plantas e animais inimagináveis nos dias de hoje circundavam os vilarejos. Mas entre as semelhanças, a mais notável era a corrupção da humanidade. Pecados que eram abomináveis aos olhos de Deus se tornaram comuns para as pessoas. O número de pessoas boas diminuiu tanto que estes tiveram que partir para montes e montanhas onde adoravam a Deus sossegados, poucos eram os descendentes de Sete que saíam das montanhas e se aventuravam nos vilarejos pecadores para anunciar o evangelho, Enoque era um desses. Vivia pregando. Já Jeiel não poderia dizer o mesmo de si. Seu pai era descendente de Sete, mas a algumas gerações a família se juntou aos caimitas e passou a pecar. A família da mãe era descendente de Caim, o filho pecador de Adão, o primeiro homem. Apesar de nascer em berço pecaminoso já havia ouvido falar de Deus, Éden, pecado e plano de redenção, mas nunca ligou pra isso, era jovem, tinha por volta de seus  90 anos, em plena forma física. Mas depois de ouvir as palavras eloquentes de Enoque, ele repensava constantemente seus atos. Partira em uma jornada pelas montanhas em busca do homem que mudara sua vida, Enoque era motivo de piada nos vilarejos, mas  Jeiel buscava a encontrá-lo a sós, sem interrupções, longe do mundo corrupto. Ao chegar ao local onde morava Enoque, guiado por dicas de vizinhos, foi atendido por um jovem Matusalém, mais tarde o homem mais velho que o mundo já viu. Ele, educadamente, pediu para falar com o pregador, se apresentou e logo teve a oportunidade de conversar com o pregador. 
- Venho dos vilarejos do pé da montanha. Estou procurando saber mais sobre suas pregações.- disse Jeiel
- Bom saber que há pessoas que dão ouvidos as minhas advertências.- respondeu Enoque, um homem com seus trezentos anos, mas aparentava menos, seus estilo de vida saudável e sua profunda comunhão com Deus o tornavam mais jovem, forte e com um brilho especial no rosto.
- Não vou negar que já caçoei do Senhor, mas suas últimas pregações me impactaram e estou disposto a aprender mais e mudar meus hábitos, se for o correto.
Enoque abriu um sorriso, orou pedindo a Deus orientação, ele sempre fazia isso, e passou a conversar com o jovem a sua frente:
- Creio que você já ouviu sobre as origens da humanidade e sua queda.
- Sim, a família de meu pai e é descendente de Sete
- Sabe, o que muitos não entendem é o amor de Deus para com o homem. Acham que por ter expulsado Adão do Éden, ele foi tirano, mas não, Adão e Eva mereciam a morte por terem pecado, mas Deus os perdoou e um dia há de vir se sacrificar por nós e morrer para nos salvar.
- O senhor fala de um juízo, o que é isso?
- Bem, Deus nos dá salvação, a todos, mas só será salvo aquele que aceitá-lo, por meio da fé.
- E quando isso acontecerá? Quando Deus se sacrificará?
- Não sei, mas só de saber que um dia Deus virá para nos salvar me vejo na responsabilidade de viver um vida reta e espalhar a mensagem, mesmo que caçoem de mim.
- Não pude deixar de notar, mas o Senhor é muito saudável, para alguém com sua idade e sua forma de vida me impressionam.
- Sabe eu estou em comunhão com Deus direta, oro e estudo seus ensinos diariamente, ele tem me acompanhado muito, desde que meu primeiro filho nasceu, tenho visto a benignidade de Deus e me aproximado Dele.
- Não sei se conseguiria fazer isso que o Senhor faz... minha vida é uma bagunça.
- Para Deus nada é impossível, peça ajuda a ele e terás uma vida tão abençoada quanto a minha.
Após mais algumas horas de conversa, Jeiel, um homem transformado, orou e se preparava para sair quando foi surpreendido pelas palavras de Enoque:
- Você teve sorte, hoje partirei para um retiro de comunhão com Deus e voltarei daqui algumas semanas, pode vir quando quiser visitar minha família.
Enoque se despediu do novo amigo e da família e partiu, Jeiel também voltou ao vilarejo.

Algumas semanas depois aquele jovem voltaria as montanhas, mas Matusalém o surpreendeu, Enoque partiu naquela outra tarde e não voltou, não foi achado, ele foi arrebatado para o céu. Isso já não importava para Jeiel, aquela conversa o havia motivado e havia tomado uma decisão: viveria reto parante os olhos de Deus e pregaria o evangelho como Enoque fez, ele seria um novo pregador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário