Um palácio com vários quartos, salas e muito ouro, bois, ovelhas e camelos espalhados por uma imensidão de terra, pastos verdes, jardins coloridos, jovens muito bem vestidos fazendo uma festa e aí você olha para a escada e lentamente
Jó era respeitadíssimo em sua cidade, humilde, culto e honesto ele era, muitas vezes, buscado para fazer julgamentos de criminosos. Embora justo, era bondoso. Todos os sábados ia a uma grande igreja que havia construído e lá oferecia sacrifícios e louvores ao Senhor, seu Deus.
Aí você que faz as perguntas lá da introdução se pergunta: Eu e Jó sempre fazemos as coisas corretas, mas só ele foi abençoado, essa história não está me ajudando. Pois saiba que Jó era constantemente tentado em sua vida, como juiz já havia sido tentado a aceitar suborno, seu dinheiro certamente o permitiria fazer qualquer coisa, adultério, assassinato de inimigos, corrupção, não guarda do sábado, mas Jó nunca havia feito isso, era o homem mais justo da cidade, casado apenas com uma mulher, tinha dez filhos, muitos o invejavam, mas ele buscava não fazer inimigos, eu duvido que Jó não pecasse, mas buscava sempre reparar o erro e pedir perdão a Deus. Não fazia nada de errado pelo dinheiro que tinha, pois sabia que tudo era fruto de Deus.
Bem longe de Uz, na imensidão do universo, galáxias adiante, nos mais altos céus vive Deus, a quem Jó prestava culto. Ele já concedia tudo a todos e tinha o universo na palma da mão, poderia fazer o que quisesse, mesmo assim concedeu a livre vontade ao seres que criou. Todos o prestavam culto, menos os que ele mais fez com carinho, os humanos. Alguns, como Jó era fervorosos adoradores, mas a maioria não passava de corruptos pecadores, mas Deus os amava. Certo dia, Deus promoveu uma reunião no céu. Chamou os líderes de todos os mundos que criou para ter um contato maior com eles, é claro que todos estavam gratos pelo bondade do Pai Celestial e levaram presentes, o adoraram por vários dias. Na reunião também apareceu Lúcifer, ou Satanás, como era chamado, o general renegado que, aparentemente, controlava a Terra. Satanás chegou depois que todo mundo, não participou da adoração, mas resolveu começar uma contenda com Deus. Lúcifer começou a falar na frente de todos, exibindo seu vocabulário frio e desrespeitoso. Ele começou a falar da Terra e da fúria que sentia por Jó. Aquele homem já havia sido tentado várias vezes, mas tinha uma conexão tão forte com Deus, que não pecava. Deus também falou de Jó, citando-o como exemplo para todos os habitantes do universo. Satanás voltou a falar dizendo:
- Como é que ele não seria tão perfeitinho se o Senhor o abençoa em tudo e põe um escudo em volta de tudo que ele tem e em volta de seus filhos. Aposto que se você me deixar fazer boas algazarras na vida dele ele o amaldiçoará.
Deus, então permitiu a Satanás tirar tudo de Jó, menos a sua saúde. Satanás voltou a Terra e começou a planejar o que faria a Jó.
Certo dia, Jó estava lendo um livro quando um mensageiro chegou anunciando que os Sabeus, um povo que roubava dos outros, haviam roubado os bois e jumentos e matado os cuidadores, apenas ele restou, de súbito Jó começou a se entristecer, quando outros três mensageiros chegaram anunciando tragédias cada vez maiores, como a morte dos filhos de Jó e o roubo dos outros animais. Jó ficou desolado, rasgou as vestes e chorou, raspou a cabeça, mas mesmo assim adorou a Deus, não falou mal, afinal se Deus deu tudo, pode tirar.
Na próxima reunião celeste Satanás se apresentou irado, Deus mostrou-lhe que Jó era íntegro, mas Satanás pediu para que pudesse ferir Jó. Deus assim permitiu, desde que Satanás não o matasse. O diabo abusou, colocou todo tipo de doença em Jó, ele não conseguia nem andar direito e sofria 24 horas por dia, atá sua mulher o mandou amaldiçoar a Deus, mas Jó resistiu.
Resumindo, Jó foi morar afastado, pois estava com doenças contagiosas, seus amigos o visitaram e o desencorajaram ainda mais, Jó chegou a duvidar da justiça de Deus assim como você duvidas as vezes, mas Deus entrou no jogo e o convenceu de que era justo, Jó se arrependeu de seus pecados e não amaldiçoou a Deus, resistiu, mesmo nas mais fortes tribulações, e após muito tempo de sofrimento Deus o recompensou. Após a tribulação, Jó reconstruiu seu império, Deus deu-lhe o dobro de animais e terras, fez-lhe ainda mais prestigiado e lhe nasceram mais dez filhos. Isso fora a recompensa que Jó terá no céu por ter sido íntegro na Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário