sexta-feira, 1 de agosto de 2014

História da Semana #54 - Batalha de Bete-Semes

A história desta semana é, só para lembrar, a primeira história depois da série Dinastia de Judá, portanto a história não faz parte da série embora entre os personagens há um rei de Judá que não esteve na série. 

Enfim, sem perder mais tempo vamos a história que vem da cidade de Bete-Semes no reino de Judá, para não confundir aí vai uma informação, na Bíblia 4 cidades são citadas com este nome, a da nossa história é citada várias vezes na Bíblia e ficava na fronteira de Judá com Israel, entre as cidades de Quesalom e Timná.


A história de hoje começa com uma batalha, o rei Amazias, filho de Joás, está a chamar o seu poderoso exército para voltar para casa após uma avassaladora vitória contra o reino de Edom, a batalha foi num lugar conhecido como Vale do Sal, onde cerca de 20 mil edomitas morreram, sendo que destes 10 mil haviam sido capturados e atirados do alto de um penhasco. Amazias sabia que sua vitória era resultado da graça de Deus. O Senhor estava lhe tornando próspero naquele momento, ele era
rico, tinha aceitação absoluta do povo e já havia sufocado a pequena rebelião que matou seu pai Joás. Além do mais tinha um exército com trezentos mil homens, sua vida ia muito bem. Mas ao contemplar o quanto Deus havia sido bom com ele sentia um vazio, sabia que não vinha retribuindo a Deus por tudo que tinha. Ele fazia as coisas certas diante do povo, mas no seu interior não havia sinceridade, ele fazia as coisas apenas para ter status, por fora parecia um grande rei, assim como seu pai havia sido na juventude, ou como tinham sido Davi e Josafá, mas não o fazia com todo o coração.

Da batalha contra Edom, além dos saques e de alguns prisioneiros, o rei trouxe também alguns ídolos da religião dos edomitas, e aí cometeu um erro decisivo em sua vida, mas esse foi só primeiro. Ele adorou a estes ídolos, inclinou-se perante eles e queimou-lhes incenso. Diante deste seu grande pecado o Senhor resolveu dar-lhe mais uma chance e enviou um profeta para lhe advertir:

- "Por que você consulta os deuses desse povo, deuses que nem o seu povo puderam salvar?" - perguntou o homem que Deus havia enviado.

Mas o rei respondeu de forma áspera, rejeitando a piedade de Deus, e aí cometeu mais um erro ao rejeitar o conselho de Deus. Mas sua vida só tinha a regredir, ele convocou uma reunião com seus conselheiros e foi decidido nesta reunião que eles atacariam o reino de Israel.
Foi enviada uma carta de guerra a Jeoás, rei de Israel, este por sua vez respondeu aconselhando o rei Amazias a ficar em casa e não lutar contra Israel, pois isto só traria desgraça. Mas o rei estava decidido a guerrear, afinal foi isso que recebeu como resposta dos deuses edomitas. Então reuniu seu grande e poderoso exército certo da vitória e foi para Bete-Semes. O rei Jeoás não ia se entregar fácil então reuniu os homens de Israel e foi encontrar com Amazias em Bete-Semes.

A batalha foi desastrosa para Judá, os homens de Israel foram avançando e derrotando os inimigos, se fosse futebol ia ser tipo Brasil 1 x 7 Alemanha. Os soldados de Judá fugiram correndo para suas casas. Amazias entretanto não conseguiu fugir, foi capturado ainda em Bete-Semes por Jeoás, que o levou para Jerusalém, onde derrubou 180 metros do muro da cidade e levou ouro, prata e utensílios do templo. Pouco tempo depois da guerra Jeoás morreu, mas Acazias continuou vivo por mais quinze anos, porém a cada dia via o seu reino regredir ainda mais. Diante de tais tragédias armaram uma rebelião contra ele e mesmo fugindo para Laquis ele foi capturado e morto.

Embora a derrota decisiva para seu fracasso político tenha ocorrido em Bete-Semes, sua derrota havia acontecido muito antes, quando deixou que o mal vencesse o bem no seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário