sexta-feira, 14 de março de 2014

História da semana #35 Amado e Fiel

A história da semana de hoje vai falar de um personagem bíblico importante, mas que talvez você não tenha conhecimento. Ele aparece em apenas 5 versículos bíblicos, mas daí já se pode tirar um esboço de seu perfil. A história de hoje vai falar sobre Tíquico, discípulo de Paulo. Se você quer saber mais sobre ele continue lendo o post.
Por aparecer em poucos versículos da bíblia, muto se especula sobre este personagem, a anos atrás a Igreja católica fez uma lista dos, segundo eles, prováveis 70 discípulos enviados por Jesus no início de seu ministério. Isso é muito pouco provável, pois nomes como Lucas e Marcos, jovens da época de Paulo estão nesta lista. Alguns historiadores e teólogos também acreditam na possibilidade de Tíquico ter conhecido a palava durante o primeiro carcere do evangelista em Roma. Ele provavelmente era um pagão que aceitou a mensagem pregada por Paulo. Também é grande a possibilidade de seu principal parceiro se Trófimo, pois os dois são os mais citados quanto a evangelização da Ásia.
Paulo cita Tíquico em Efésios: 6:21-24, Colossenses 4:07 em Tito 3:12, 2 Timóteo 4:12 e Atos 20:04.
Pelo que parece e se supõe, cronologicamente, Paulo após ser libertado levou consigo Tíquico e outros futuros evangelistas para Macedônia onde ficou pregando por três meses, essa foi, provavelmente a primeira viagem missionaria de Tíquico. Depois Paulo o enviou para Colossos, o evangelista nunca foi lá. É provável que ou ele tenha enviado um grande grupo para lá antes, os discípulos de Jesus tenham ido ou alguém que ouviu Paulo fundou uma igreja lá. O que sabe é a igreja dos Colossenses estava crescendo sem o auxílio de um evangelista e Paulo fosse um exemplo forte para os cristãos da cidade. Por isso escreveu uma carta e a mandou para lá por meio de Tíquico e disse na carta que Tíquico aria maiores informações sobre ele, essa foi, muito provavelmente, a primeira viagem  solo de Tíquico. Embora esta tenha sido a primeira, a mais desafiadora missão de Tíquico foi quando Paulo o enviou a Éfeso. Os especialistas dizem que a carta não foi escrita só para Éfeso, mas para todas as igrejas da região. Éfeso era uma cidade grande, capital da província da Ásia, era a quinta maior cidade de todo o império Romano, lá o povo tinha fortes laços com a deusa Diana, não deve ter sido fácil para Tíquico, ele além de ter levado a carta para a cidade deve ter permanecido lá por alguns anos fortalecendo a igreja primitiva do local. Essa dura missão mostra que Paulo tinha confiança em Tíquico. Nos últimos dias de vida de Paulo, quando estava preso em Roma, pouco antes de sua morte, escreveu a Timóteo, escolhido dele para ser o novo líder da Igreja para os gentios,sobre Tíquico falando que ele permanecia em Éfeso, e como um dos seguidores de Paulo que permaneciam fiéis. Quando falava de Tíquico, Paulo sempre adicionava adjetivos a ele, Fiel e Amado. Que Tíquico possa ser um exemplo de evangelista para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário