A história de hoje conta que certa vez Davi resolveu trazer a arca para a capital Jerusalém. Desde que os filisteus haviam roubado a arca ela não tinha um templo ou uma tenda montada especialmente para ela.
Vamos voltar um pouco na história. Durante uma batalha em que Israel foi atacada, os filisteus levaram a arca para o templo de seu deus, só que muitas coisas ruins como pragas e tumores começaram a assolar o povo daquela região. Então os filisteus perceberam que estavam mexendo com um objeto sagrado. Com isso eles resolveram devolver a arca a seus inimigos. À levaram num carroção novo, bem ornamentado e puxado por bois e o deixaram na fronteira. A devolução ocorreu no período em que Samuel governava o povo. Ela foi deixada na casa de um levita chamado Abinadabe.
Três gerações passaram, agora Davi já estava como rei de Israel. Ele com sua gratidão a Deus resolveu trazer a arca para Jerusalém. Só que desta vez vovô Abinadabe já havia morrido e seus netos Uzá e Âio estavam tão acostumados com a arca que começaram a trata-la como um simples móvel de decoração, tal como Ofni e Finéias, filhos de Eli fizeram quando a arca foi levada pelos filisteus.
Chegou o grande dia, Davi e muitos sacerdotes e soldados, além do povo reunidos em Balaa, para começar o evento tão culto e aguardado com festa. Só que Davi pensou, já que Uzá e Aiô estão tão acostumados com arca eles que vão fazer a condução. Que ilusão ali haviam levitas e sacerdotes muto mais preparados para aquela tarefa. Apesar de estarem aptos de levarem a arca, pois eram Levitas e haviam aprendido tudo sobre ela, não a trataram como objeto sagrado, mas a trataram como uma coisa normal, a começar por sua preparação que já não foi das melhores. Os dois então decidiram levar a arca num carroção puxado por bois, pois isso daria menos trabalho a eles. Além disso os filisteus também fizeram isso, eles sabiam que era errado, mas como agora a arca já não era importante para eles, não viram mal algum nisso. Os filisteus fizeram o seu melhor, pois não sabiam da regra, mas Uzá e Aiô sim, eles sabiam.
Enfim a condução começou, depois de alguns minutos os bois pararam, possivelmente para catar grãos no caminho, foi quando um deles tropeçou e arca ia cair, quando Uzá se atirou e estendeu a mão segurando a arca. Não passou nem dez segundos e Uzá estava morto no chão com o desfile interrompido. Não se sabe como ele morreu, se com um raio ou com um instantâneo infarto, mas se sabe que Davi ficou muito triste e contrariado com Deus. Afinal, pareceu apenas uma tentativa de ajudar. Só que Uzá sabia que não devia ter feito aquilo. Somando sua irreverência com a arca, com sua desobediência para com Deus e suas leis ele foi fulminado. Ele sabia que era errado, mas para que se preocupar se não era importante. Podemos perguntar, mas se ele não tivesse estendido a mão a arca ia cair, Deus não podia abrir uma exceção? Primeiro de tudo, isso foi consequência de ter colocado o destino da arca nas mãos de bois, essa decisão foi tomada pelo próprio Uzá. Segundo, provavelmente Deus faria com que a arca não caísse, poderia citar alguns outros motivos, mas esse já são convincentes
Hoje não temos uma arca da aliança para termos reverencia, mas quando fazemos piadinhas com Deus, ficamos conversando e correndo dentro da igreja e dando pouco valor a igreja, como por exemplo deixar de estudar a lição da escola sabatina ou a bíblia para irmos perder tempo com programas de televisão fúteis, será que não estamos fazendo como Uzá, desrespeitando Deus e o subestimando. Sabe o nome do lugar onde Uzá morreu ficou conhecido como Perez-Uzá, que significa destruição de Uzá. Se pecarmos e errarmos e não nos arrependermos não teremos um lugar com nosso nome seguido de destruição, mas se fizermos o certo e dermos valor a Deus, teremos um lugar com nosso nome no céu pra toda a eternidade.
Quando a passeata foi interrompida, Davi ordenou que deixassem a arca de Obede-Edom, esse homem cuidou bem e deu valor a arca, não por medo do que aconteceu com Uzá, mas por respeito com Deus, por isso ele foi abençoado.
Após alguns meses na casa de Obede-Edom a arca voltou a ser conduzida para Jerusalém, agora sim do jeito certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário