sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Histórias no momento da criança





Muitas vezes ficamos em duvida sobre o que e como passar o momento da criança na igreja. Por isso o blog escreveu nesta postagem recomendações, idéias, ajuda e também responderemos perguntas frequentes sobre o que pode e o que não pode no momento da criança .
Ficou curioso então continue lendo e ache idéias legais para esse momento do culto.



Bem, o momento da criança é uma parte do culto divino dedicada as crianças que está presente na maioria das doxologias das igrejas adventistas e até de outras religiões. Geralmente tem cerca de 7 minutos e ocorre um pouco antes da retirada dos dízimos e das ofertas no culto de sábado de manhã. No culto JA também podemos colocar uma parte dedicada as crianças, com mais ou menos o mesmo tempo.
Bom, aprendemos um pouco sobre como é o momento da criança, agora vamos fazer algumas recomendações.

Primeiramente, devemos colocar uma música infantil na chamada para o momento da criança, pois isso mostra as crianças que elas tem seus hinos cantados na igreja e se sentem em seu momento de participar do culto. No hinário temos vários hinos para crianças, e todo ano as escolas sabatinas infantis lançam um CD com várias músicas. Qualquer música que cite crianças é bem vinda e se ela for animada num nível razoavelmente bom é melhor ainda, pois isso chama a atenção das crianças. O hino final deve ter as mesmas características do inicial, podendo ser o mesmo ou não.

O tempo deve ser escolhido durante a elaboração da doxologia e não deve fugir muito dos 10 minutos, se for muito longo pode cansar as crianças e se for muito pequeno não anima o pequenino.

Qualquer pessoa pode passar a história, desde que já tenha idade suficiente para saber falar para crianças num microfone. A pessoa que passar a história deve gostar de fazer isso e de crianças, deve ir de bom ânimo e com felicidade. Quando chegar saudar as crianças para que elas possam falar e ter atenção com o narrador. A pessoa que for fazer isso deve ser convidada com antecedência pela coordenadora do ministério da criança ou por alguém nomeado pela mesma para essa função.

Durante  o momento da criança que fala com os pequeninos deve deixá-las falar um pouco.

Ao final tirar a oferta das crianças em separado em depois orar, com uma linguagem simples, podendo ou não manda-las repetir a oração.

É recomendado que se leve objetos para ilustração e para mostrar as crianças exemplos sobre a história. Também podemos levar adultos voluntários com roupas que lembrem a história, como por exemplo vestida com roupas da época de Jesus quando for falar de um de seus milagres. Esses personagens devem ser escolhidos e treinados com antecedência e podem ainda falar durante a ilustração.

Ao final é recomendado que se dê um desenho sobre a história para que a criança possa levá-lo para casa e se lembrar da história, além disso elas podem pintá-lo durante o culto deixando seus pais ouvirem o culto tranquilamente. Se não puder dar um desenho predefinido sobre a história dê pelo menos uma folha em branco para entretê-la durante o culto. A igreja pode comprar e disponibilizar pranchetas e gizes de cera para facilitar a pintura do desenho.

Agora vamos falar sobre uma pergunta frequente, se pode ou não colocar vídeos durante o momento da criança. Desde que se encaixe no horário pode. Até pode se dizer que inibe a comunicação com a criança, mas isso não é um problema, se levarmos em conta que um vídeo chama muito mais a atenção que um adulto falando. O problema é quando colocamos alguns vídeos de outras religiões. Eles podem até não conter nada de antidoutrinário, mas chamam atenção para as outras religiões. Por exemplo, uma garotinha que sua família não é da igreja, mas sua coleguinha de escola é e resolveu convida-la para ir a igreja com sua família. A mãe da garotinha a permite ir e nota que após alguns sábados frequentando a igreja ela nota a melhora no comportamento da filha e começa a se interessar pela igreja, além é claro de pedir a família da amiga de sua filha que levem a garotinha à igreja. Num sábado ela vê um vídeo de outra religião o momento da criança. Certa noite a mãe está assistindo televisão e sua filha está brincando de bonecas no tapete enquanto sua mãe troca rapidamente o canal procurando algo para ver, a filha então se depara com o desenho que assistiu no momento da criança passando na TV e pede para a mãe para deixar ali. A mãe assisti o desenho com a filha e depois ouve o sermão, este sim com doutrinas diferentes da da igreja e seu interesse pele religião da amiga de sua filha é perdido, logo ela começa a frequentar outra religião e leva sua filha junto. Percebeu a perda que sem intenção aquele desenho causou. A IASD tem suas animações em desenho animado para as crianças e essa é que devem se passadas, a turma do Nosso Amiguinho, Tia Cecéu e alguns clipes e CDs são feitos para crianças e divididos em curtas animações ideais para o momento infantil.

Bom, fizemos aqui um resumo sobre o momento da criança, esperamos que tenha ajudado você, a partir de hoje começaremos a postar algumas histórias ideais para o momento da criança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário