sábado, 7 de setembro de 2013

Esboço de sermão Castelos




Um esboço de sermão é um sermão que ainda não está totalmente formado, podendo ser editado colocando nele experiencias, mais versos, mais consistência, informações históricas, uma introdução, exemplos de coisas e outros. Hoje trazemos mais um esboço de sermão aqui no blog, e fala sobre castelos, aquelas edificação antiga da idade média. Bom continue lendo e copie e edite o sermão.



Castelos
O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros. 
Provérbios 18:10
 Hoje vamos falar de castelos, aqueles com torres, muralhas, fosso, ponte elevadiça e onde vivem reis e rainhas. Até hoje países como Espanha, Inglaterra e Holanda ainda tem reis e que vivem em palácios e castelos.
 Não se sabe ao certo quando surgiram os castelos, os incas, maias e as nações que existiam antes do Império romano já usavam esse tipo de construção. Machu Picchu é um exemplo de castelo. Sabemos que a queda do Império Romano e do Império Bizantino marcam o começo da Idade Média. E na Idade Média, começam a surgir muitos castelos que serviam como palácio para os senhores feudais, os guerreiros daquela época. Só por curiosidade, os Feudos, os castelos da Idade média, eram governados por senhores feudais que adquiriam e pagavam o terreno com dinheiro ganho nas guerras. Nos Feudos eram os senhores feudais que ditavam as regras, eram absolutistas.
Vamos ler agora Isaías 26:1 :
Naquele dia este cântico será entoado em Judá: Temos uma cidade forte; Deus estabelece salvação como muros e trincheiras. 
Os castelos são, geralmente, formados por torres altas, muralhas fortes, ficam em lugares altos, tem uma base firme, sempre tem segurança, fossos de proteção e uma ponte elevadiça. O cristão também deve ser assim. Deve sempre estar fundado em uma base firme, deve estar firmado em Deus, na Bíblia. Deve ter proteção de torres e fossos  deve procurar refúgio em Deus. Também tem que ter uma muralha inabalável, que saiba dar o exemplo que não se abale com qualquer coisa. E esta muralha deve estar firmada em Deus. Todos somos castelos, alguns estão colocados em lugares firmes outros nem tanto. Também temos muralhas, fossos e torres que devem estar protegidos por Deus, para que ele possa nos proteger. 
Agora vamos ver alguns castelos.Bem os castelos mais conhecidos que existem ficam na Europa e são de aspecto antigo. Alguns até hoje são usados como palácios para reis e rainhas, outros ficaram conhecidos por serem mal assombrados, mas isso é só lenda. Bem vamos a lista:
Castelo de Neuchswanstein: Ele é conhecido pelo estilo mais romântico e fica na Alemanha. Se alguém já foi no parque Mini mundo lá em Gramado deve ter visto a réplica exata deste castelo.
Castelo de Windsor: É o castelo de fim de semana da família real inglesa. É o maior castelo habitado do mundo.
Castelo da cidade proibida: Fica em Pequim, na China e serviu por séculos como palácio para a família real. Recebeu este nome por que só a família real, seus parentes, amigos muito íntimos e empregados seletos podiam entrar lá. Hoje é um museu.
Angkor Wat: É um castelo que serve como templo. O mais antigo ainda em uso da religião budista. Ele tem um estilo diferente. É um dos mais importantes tesouros arqueológicos do mundo. Fica no Camboja.
Palácio de Versalhes: É o antigo palácio da corte francesa. Lá Luís XVI, a rainha Maria Antonieta e Napoleão moraram. Ele ficou conhecido pelos belos jardins, pelo design bem arquitetônico e pela arrogância dos reis que moraram lá.
Palácio de Buckingham: Eu acredito que seja o mais conhecido da maioria. É o castelo oficial da Rainha Elizabeth II e da família real inglesa. Fica em Londres e lá todos os dias, centenas de pessoas do mundo todo vão lá para ver a rainha e tirar fotos. O palácio de Buckingham fica quase ao lado do parlamento ingles e do famoso relógio Big Ben.
Castelo de Bran: Construído para ser uma fortaleza para o exército teutônico em 1212, ficou conhecido quando o escritor Bran Stoker escreveu a estoria do Drácula. A trama se passava neste castelo. Em 1912 tornou-se residência da família real da Romênia.
Castelo de Wartburg: Neste você já ouviu falar? Situado na Alemanha, é patrimônio mundial da UNESCO. Foi ali que Martinho Lutero traduziu do latim para o alemão a bíblia. Isso foi um grande impacto na época, pois, a Igreja Romana não permitia que os plebeus lessem a bíblia. 
Lutero ficou bem conhecido. Os Fundamentos de justificação pela fé, as 95 teses, A ideia de que indulgências não compravam nada, que ossos dos discípulos, pedaços de manto dos santos e pedaços da cruz eram mentira, e a quebra do celibato quando se casou, fazendo com que assim pastores protestante pudessem casar, tudo isso revolucionou o cristianismo e é por isso que Martinho Lutero é o principal nome da reforma protestante. 
Lutero foi parar no castelo de Wartburg, após ser raptado por um amigo que o exilou lá. Ele estava na condição de fugitivo, pois quando deixou de ser padre e foi excomungado por não concordar com a política da Igreja romana, vivia como fora da lei. Anos depois quando já tinha liberdade de pregar na Alemanha, casado e com fama mundial, ele baseado naquele castelo onde ele viveu por anos e com toda proteção que Deus deu a ele, compôs o hino castelo forte, número 33 no nosso hinário. Vamos ler agora o verso 1 do salmo 46:
Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. 
Salmos 46: 1
Os castelos são construídos com paredes firmes e fortes, trazem segurança para os que se abrigam neles. Muitos deles tem um fosso ao seu redor, que serve como barreira contra os invasores inimigos. Deus é nosso castelo. Nos da abrigo e proteção contra os ataques de Satanás. Nossa fé e um escudo, como as paredes fortes dos castelos. E a mesma beleza que nos encantam nos castelos, também revelamos ao nosso semelhante quando construímos um caráter reto, forte e nobre como cristãos adventistas. 
As torres altas dos castelos se elevam para os céus  onde habita nosso Salvador Jesus Cristo e de onde vem sempre o nosso socorro e ajuda.
Espero que como Lutero possamos ter fé em Deus, sabendo que ele é um castelo seguro que não pode ser vencido e nem derrotado pelas tropas do inimigo.Também espero que possamos ser como castelos, firmes em Deus. Amém.

Sugestão de Hino: Castelo Forte 033

Nenhum comentário:

Postar um comentário