sexta-feira, 5 de junho de 2015

História da Semana #94 - O Matador de Deuses - parte 2

Na história dessa semana continuamos falando sobre Gideão e sua jornada rumo ao posto de general e juiz de Israel. Na semana passada vimos como foi chamado de Gideão, a visita de um anjo do Senhor a propriedade de seu pai e a conversa entre o anjo e Gideão, vimos que Gideão aceitou o chamado do Senhor e agora deve agir para libertar Israel do jugo pesado imposto pelos midianitas, mas antes ele precisa fazer, ou melhor desfazer, outra coisa.
Após Gideão construir o altar e adorar o Senhor, naquela mesma noite o Senhor já lhe deu a primeira ordem a ser seguida:
- Gideão, tome um novilho de sete anos de seu pai, o melhor que houver e depois suba o pequeno monte que está na terra de seu pai e lá destrua o altar de Baal que é de seu pai, e depois também destrua o poste sagrado de Aserá que esta ao lado deste. Então construa outro altar dedicado a mim, o Deus de Israel, e nele ofereça o novilho que você escolheu, e use a madeira do poste de Aserá que você destruiu para queimar a sua oferta.
Gideão fez exatamente isso, foi até a casa e chamou dez servos de sua confiança, eles acordaram meio com sono, mas seguiram as ordens de seu mestre, foram até o estábulo, onde ficavam os novilhos e rapidamente escolheram o melhor de sete anos, então foram correndo preparar o que era
preciso e em silêncio, pois Gideão havia alertado a todos que tudo precisava ser feito durante a noite e em silêncio, para que os moradores da cidade e os parentes de Gideão não os impedissem de cumprir a ordem do Senhor. Os onze homens (Gideão e os dez servos) subiam o monte quando Gideão ordenou que dois deles ficassem pelo caminho para avisar se vinha alguém ou tentar impedir o avanço de alguém que pudesse comprometer a ação. Os que seguiram chegaram ao destino e com machadinhas, facas, enxadas, pás e qualquer coisa que pudessem usar começaram a quebrar e destruir o altar de Baal, depois começaram a destruir o poste sagrado de Aserá. Depois já foram ajuntando pedras e fizeram rapidamente um altar, pegaram então o novilho que haviam escolhido e o ofereceram como oferta ao Senhor, usaram a madeira do poste destruído para fazer o fogo que consumiu o sacrifício. Então Gideão fez uma oração em voz alta e todos desceram o monte, com ordens de irem dormir como se nada houvesse acontecido.
Na manhã seguinte quando todo o povo da cidade se levantou para as atividades diárias, notaram algo diferente no cenário, ao olhar para o monte da propriedade de Joás eles enxergavam o poste de Baal totalmente destruído e nem sequer viam o poste de Aserá que havia sido destruído também, só o que viram foi um altar do Eterno com um sacrifício. Todos ficaram muito zangados e se perguntavam quem havia feito tamanho desafio a Baal, que era dito o deus dos deuses. Alguns começaram a espalhar boatos, mas logo alguém já começou a acusar Gideão, dizendo que o havia visto durante a noite, o povo então decidiu executar Gideão. Joás sentiu um frio na barriga, iriam executar seu filho, ele mandou que alguns servos ficassem protegendo a casa e foi ao quarto de Gideão falar com ele, mas lá ele viu Gideão orando e sentiu uma pontada no coração, ele viu que seu filho estava certo, e que todos, incluindo ele, haviam praticado idolatria. Então entrou no quarto e perguntou a Gideão:
- Meu filho, eu creio que já tenha notado o que querem fazer com você?
- Sim meu pai e estou pronto para encarar meu destino, sei que o Senhor fará sua vontade.
Quando os dois saíram um servo já estava sendo linchado, pois era acusado de participar da destruição do altar.
- Parem! - gritou Gideão - aqui estou façam o que tem de fazer, mas não firam mais ninguém. O povo começou a gritar e se aproximar de Gideão que já puxou uma espada da bainha.
- Acalmem-se todos - disse Joás - por acaso vocês vão lutar por Baal? Vão salva-lo?  Quem defender Baal estará morto amanhã. Se Baal é um deus por que ele não se defende sozinho, porque não impediu que deixou que destruíssem seu altar. Deixem que ele se defenda.
O povo então passou a chamar Gideão de Jerubaal, pois ele havia destruído o altar de Baal e haviam dito "Deixem que Baal se defenda". 

Como disse no final da história da semana passada Deus nos envia para cumprirmos uma missão, mas antes precisamos nos limpar, limpar nossa casa e nossa família das coisas que Satanás usa para nos derrubar. 

Um comentário: